Páginas

Magalu

segunda-feira, 3 de agosto de 2020

O cafezinho mais caro do mundo: Câmara de Araioses gasta mais de 145 mil reais com alimentação, mas serve apenas café



Por Marcio Maranhão 
Relatório da prestação de contas da câmara de vereadores de Araioses, exercício 2019, sob a presidência do vereador Alexcrei Carvalho Silva, conhecido apenas por Alex do Giquiri, atualmente filiado no partido PSC do prefeito Cristino, aponta gastos incomuns para uma casa legislativa pequena, que funciona apenas dois dias na semana (atualmente funciona apenas um dia, em razão da pandemia) e serve para vereadores e visitantes apenas cafezinho nos dias e horários de funcionamento. 

No entanto, a casa gastou no mencionado exercício, R$ 145.225,00 (CENTO E QUARENTA E CINCO MIL, DUZENTOS E VINTE E CINCO REAIS), em gêneros alimentícios em dois contratos com as empresas GENÁRIO ANTÔNIO DA SILVA SOUZA CNPJ: 17.308.781/0001-89, ENDEREÇO: Rua Nonato Paiva nº s/n, Povoado Piranhas – ÁGUA DOCE – MARANHÂO e MARIA ROZIANE LIMA ALMEIDA 75170787391 CNPJ: 19.069.831/0001-48, ENDEREÇO: Rua Manoel Pereira nº 119, Centro Cana Brava – ÁGUA DOCE - MARANHÂO. E mesmo composto a outros materiais como expediente, água mineral, descartáveis e limpeza, os valores são exorbitantes e levantam suspeitas sobre à presidência de Alex. 

PARA OS COMERCIANTES DE ARAIOSES NADA 


Outro fato curioso é a modalidade de licitação escolhida e os bastidores do processo, que segundo o grupo técnico que coordena o movimento “Fora Alex”, será alvo de novos capítulos de uma grande série de combate a corrupção em Araioses. 

A Lei de Licitações 8.666/93 define que a Carta-convite é a modalidade de licitação entre interessados, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 pela unidade administrativa. 

Isso quer dizer que, os interessados são previamente convidados a participar da licitação. E esse convite deve ser feito a, no mínimo, 3 possíveis licitantes. 

Porém, pode se estender a um número maior de licitantes que sejam cadastrados na instituição pública e que manifestem interesse de participar, com antecedência de até um dia da sessão. 

Ocorre que empresários de Araioses, sempre são descartados desses processos. Incrivelmente, até quando os contratos se dão por meio de convite, são comerciantes de Água Doce, Magalhães de Almeida e outros municípios que são convidados. Porquê? 

Segundo o vereador Arnaldo, que tem marcado seu mandato pelo combate à corrupção, tanto na câmara quanto na prefeitura, além dos valores serem suspeitos, o mais estranho é que esses supostos produtos nunca foram vistos nas dependências da casa. 

“Eu e alguns dos meus colegas da oposição como a vereadora Abigail e Zé Carlos, estamos constantemente na câmara e nunca vimos toda essa quantidade de produtos que constam em notas fiscais. Alex precisa explicar para a sociedade se são produtos de verdade, onde estão guardados ou para onde foram, ou se são apenas ilustrações em outra folha de papel”, desabafou professor Arnaldo. 

Em algumas notas constam produtos estranhos ao conhecimento dos parlamentares como mais de meia tonelada de açúcar; quase duzentos quilos de achocolatado, mais de noventa quilos de margarina e setecentos e sessenta e oito litros de refrigerantes, além de biscoito a perder de vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...