Páginas

Magalu

sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Prefeitura de Santa Quitéria distribui a merenda escolar para as famílias dos alunos. Em Araioses a merenda estragou

Por Marcio Maranhão 

Enquanto isso Santa Quitéria dá o exemplo: 

PREFEITURA DÁ INÍCIO À DISTRIBUIÇÃO DE KITS DE MERENDA ESCOLAR EM SANTA QUITÉRIA DO MARANHÃO: na zona rural, cerca de 750 kits foram distribuídos em 15 unidades escolares, localizadas nos Pólos VII e VIII. 


A Prefeitura de Santa Quitéria do Maranhão, por meio da Secretaria Municipal de Educação, começa a distribuição de kits de merenda escolar aos alunos da rede municipal de ensino. A entrega do kit se faz necessária para suprir a demanda do fornecimento da alimentação escolar e garantir à alimentação de milhares de crianças, adolescentes e adultos, neste momento da pandemia do Coronavírus (COVID-19). 

Em Santa Quitéria do Maranhão, a entrega dos kits - merenda escolar teve início na última terça-feira (04), primeiramente, em escolas localizadas na zona rural e pertencentes aos Pólos VII e VIII; os mais distantes da sede do município. 

Os kits contendo produtos que compõe a merenda escolar na rede municipal de ensino foram recebidos pelos gestores nas unidades escolares e cada instituição será responsável por organizar a distribuição, que serão divididas em dias e horários, por turmas – para evitar - aglomerações de pessoas. 

A Divisão de Alimentação Escolar foi a responsável pela montagem dos kits, garantindo Segurança Alimentar e Nutricional confirme orientações recebidas de acordo com o Programa Nacional de Alimentação Escolar. 

A nutricionista, Suiane Nascimento (Semed), acompanhou o processo de confecção e distribuição dos kits de alimentação escolar e destacou que os mesmos, são compostos por: arroz, feijão, açúcar, óleo, bolacha, leite em pó, macarrão, sardinha etc. Sobre a quantidade e variação de produtos em cada kit, a especialista lembrou que a secretaria segui orientações nutricionais da alimentação escolar, determinadas nas legislações correspondentes. 

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação, imprimiu orientações de aquisição e distribuição dos referidos kits. A Lei n° 13.987, 7 de abril de 2020, que altera a Lei n°11.947, de 16 de junho de 2009 e a resolução CD/FNDE n°02, de 09 de abril de 2020, estabelecidas no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). 

O supervisor de merendas da Semed, Francisco Joeldes Caldas Santos, informou que os trabalhos de distribuição dos kits de merenda escolar começaram, primeiramente, nas comunidades mais longínquas do município. Ainda de acordo com o técnico responsável, foram quase 750 kits distribuídos em 15 unidades escolares nos Pólos VII e VIII. 

RELAÇÃO DE UNIDADES ESCOLARES QUE RECEBERAM KITS - MERENDA ESCOLAR - NO PÓLO - VII: 

Unidade Escolar Santa Terezinha de Jesus - Pov. Boa Hora; Unidade Escolar Dom Pedro I - Pov. Cabeceira da Tabatinga; Unidade Escolar São Raimundo Pov. Capão; Unidade Escolar Marechal Deodoro da Fonseca - Pov. Pau-Serrado; Escola Municipal Santos Dumont - Pov. Rio Grande dos Gonçalo; Unidade Escolar Dom Pedro II - Pov.Rio Grande dos Lopes; Escola Municipal São Sebastião - Pov. Sucupira; Unidade Escolar Padre João Mohana - Pov. Tabatinga dos Vieiras e Escola Municipal São Raimundo - Pov. Sucuruju. 

RELAÇÃO DE UNIDADES ESCOLARES QUE RECEBERAM KITS - MERENDA ESCOLAR - NO PÓLO - VIII: 

Unidade Escolar Sagrado Coração de Jesus (anexo), Pov. Baixão do sítio; Unidade Escolar Sagrado Coração de Jesus - Pov. - Barra do sítio 1; Unidade Escolar Jorge Alves Viana - Pov. Barra do sítio 2; Unidade Escolar São José - Pov. Cigana; Unidade Escolar Raimundo Machado dos Santos - Pov. Jurubeba; Unidade Escolar Santa Filomena - Pov. Santa Filomena. 

De acordo com o cronograma da secretaria, a próxima etapa seguirá para os pólos restantes “mais próximos da cidade”, e também às escolas da zona urbana - começando pela Unidade de Ensino Cônego Nestor Cunha - que possui o maior número de estudantes da rede municipal de ensino. A secretaria frisou que, para evitar aglomeração, cada unidade escolar entrará em contato com os pais ou responsáveis pelos alunos para que venham receber seus kits. 

A entrega será feita conforme o cronograma. O coordenador de merenda, Joeldes Caldas e a nutricionista Suiane Nascimento disseram que o objetivo é garantir que todos sejam beneficiados e orientaram que os responsáveis pelos estudantes devem assinar uma lista específica de identificação, emitida pela Semed. Para cada aluno matriculado na rede municipal de ensino, a família recebe um kit. 

Fonte: Semed/PMSQM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...