Páginas

Magalu

segunda-feira, 31 de agosto de 2020

A corrida pela prefeitura de Araioses: Começa o prazo para os partidos oficializarem seus candidatos


Por Marcio Maranhão
Tem início nesta segunda-feira (31) o prazo para os partidos políticos realizarem suas convenções e oficializarem as candidaturas dos seus representantes a prefeito e vereador em todo país. No Maranhão são 217 municípios que passarão a conviver com eventos democráticos, embora este ano não seja recomendado grandes aglomerações por conta da pandemia do novo coronavírus. 

Nas próximas duas semanas finalmente vamos conhecer o quadro real de candidatos a prefeito de Araioses. Alguns já ficaram pelo meio do caminho, como foi o caso de Daby Santos, que desistiu de sua pré-candidatura para apoiar o militar Monhata, outros cenários ainda estão se definindo como o vice de Cristino e Luciana. Sobre a ex-prefeita, alguns dão como certo um redesenho. 

Fala-se nos bastidores da política, que Monhata, que havia descartada Chico Sabino para se aliar a BBA porque esse tinha dinheiro para bancar sua campanha, perderá o vice para Luciana, que já tem uma longa história de parceria com o empresário, presidente do partido que também em todo os estado tem saído junto com a legenda da ex-prefeita: PT e PC do B ou PC do B e PT. Além do mais com Luciana, BBA não gastaria na campanha, pelo contrário. 

Em minha visita à São Luís na última semana, nos corredores da Assembleia Legislativa e outros órgãos do estado, emissários já dão como certo a aliança do PC do B e PT em Araioses, com empenho total do governador presidenciável Flávio Dino, que precisa eleger o máximo de prefeituras no Maranhão e diminuir resistências locais à sua candidatura a presidente em 2022. 

Os dois nomes são agradáveis ao governador, em uma possível vitória de Luciana, especula-se inclusive a disputa da ex-prefeita ao cargo de deputada federal em companhia de Flávio Dino à presidente, ocupando a vaga que já foi do seu marido Remi Trinta, e BBA assumiria a prefeitura com todo o apoio necessário para fazer uma boa gestão. 

DADO A LARGADA 
A temporada de convenções começa hoje. Já confirmada está a convenção de Valeria do Manim, dia 08, e do próprio BBA, dia 12. O prazo vai até dia 16 de setembro. Aguardamos a confirmação das outras legendas. Os eventos definirão quem serão os candidatos a prefeitos e vereadores por cada legenda. 

Com a promulgação da Emenda Constitucional (EC) nº 107/2020, que adia eleições municipais para 15 (1º turno) e 29 de novembro (2º turno), fica estabelecida a prorrogação de diversas datas do calendário eleitoral. Confira as principais: 

31 de agosto a 16 de setembro: realização das convenções partidárias para definição de coligações e escolha dos candidatos. As convenções podem ocorrer por meio virtual. 

31 de agosto a 26 de setembro: período para o registro de candidaturas. Início do prazo para que a Justiça Eleitoral convoque partidos e emissoras de rádio e TV para elaboração do plano de mídia. 

  • 27 de setembro: Início da Propaganda Eleitoral, inclusive na internet 

  • 15 de novembro: 1º turno das eleições 

  • 29 de novembro: 2º turno das eleições 

  • 15 de dezembro: Último dia para entrega das prestações de contas 

  • 18 de dezembro: Prazo final para diplomação dos eleitos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...