Páginas

Magalu

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Governador Flávio Dino anuncia ações para compra da vacina contra o novo coronavírus



O Governo do Maranhão já se programa para a compra da vacina contra o novo coronavírus. O assunto foi tratado entre o governador Flávio Dino e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, durante reunião, na última terça-feira (20). O anúncio, feito pelo governador em coletiva à imprensa, nesta sexta-feira (23), no Palácio dos Leões, reforça as medidas da gestão no controle da doença e na execução de ações preventivas e de combate. 

Flávio Dino iniciou a coletiva tratando de reunião, a convite do Ministério da Saúde, com demais governadores, em que apresentou a necessidade de uma política ampla de vacinação. Segundo o governador, há cerca de 40 vacinas no mundo, sendo nove na fase de testes por cientistas. Nenhuma está validada no Brasil. Uma destas, em produção pelo Instituto Butantã, está na fase de análise. Na reunião com o ministro da Saúde, foi firmado que, caso aprovada, a vacina deve ser inserida no Programa Nacional de Imunizações (PNI) e distribuída aos Estados. O acordo foi invalidado pela Presidência da República. 

“Temos uma linha de trabalho em que dialogamos permanentemente com o Governo Federal. Consideramos que o Programa Nacional de Imunização compete ao Ministério da Saúde, e, sendo assim, é quem autoriza a importação de insumos e aquisição comercial. O Governo do Maranhão entende que as vacinas disponíveis devem ser incorporadas a este programa nacional e disponibilizadas à população. Entendimento esse com o qual concordou o ministro da Saúde, firmando acordo com os governadores, mas que foi revogado pela Presidência da República”, informou Dino.

O governador anunciou medidas para aquisição da vacina como ações judiciais e destinação de recursos do Governo do Estado para que, se necessário, possa comprar as disponíveis. “Queremos adquirir a vacina, venha de onde vier, para que a população tenha acesso. Vamos aguardar final de novembro para vermos o que ocorrerá. Estamos cuidando também da estratégia para que essa vacina, quando chegar, alcance a maioria dos maranhenses”, ressaltou Flávio Dino.

Testagem Drive-Thru

A volta do serviço de testagem na modalidade drive-thru foi outro anúncio feito pelo governador, na coletiva. Será em São Luís, de 26 de outubro a 13 de novembro, no estacionamento do Parque Rangedor, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Flávio Dino tratou do cenário atual de casos ativos do novo coronavírus no Maranhão, que vêm reduzindo gradativamente ao longo deste mês. 

Foram mais de 8,1 mil casos registrados no início do mês; relatório fechado do dia 22 aponta registro de 3,2 mil casos da doença – representando cerca de 60% de redução. Os números são repassados pelos municípios, rede privada e Secretaria de Estado da Saúde (SES). Outros dados positivos destacados pelo governador na coletiva, referem à posição do Maranhão que está há 126 dias com taxa de contágio abaixo de 1%; e estar entre os nove estados do país na situação de ‘estabilidade’ dos registros. 

Reabertura de Cinemas

Sobre a reabertura de cinemas e teatros, anunciada na semana passada, o governador reforçou as medidas de proteção, entre estas, uso obrigatório de máscaras, acesso para até 150 pessoas, um assento vago a cada dois ocupados, uma fileira vaga a cada uma ocupada, distanciamento e autonomia municipal para edição de mais regras. 

Estruturação da Saúde

Reforçando as ações de estruturação da saúde, Dino pontuou inaugurações desta semana com entrega da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Codó; de uma unidade da Policlínica em Presidente Dutra; implantação do Núcleo de Saúde Mental da Criança e do Adolescente no Hospital Nina Rodrigues; e ampliação para 32 novos leitos na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão. 

Geração de Renda

O governador concluiu ressaltando o prosseguimento das ações do programa estadual Celso Furtado. Até esta sexta-feira (23), por meio do plano o Governo já investiu R$ 277 milhões em ações emergenciais para a geração de empregos. Os investimentos são feitos em recuperação de estradas estaduais, construção e reforma de escolas e ações de estímulo ao setor de comércio e serviços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...