Páginas

Magalu

domingo, 29 de março de 2020

Araioses, 82 anos de emancipação e muitos de atrasos

FOTO DIVULGAÇÃO – Fotógrafo David Souza

Por Prof. Arnaldo 
Ao completar 82 anos de emancipação política nesta data, 29 de março, o que vamos comemorar? 

Uma triste realidade, das 217 cidades do Maranhão estamos na posição 193º e no Brasil dos 5.565 municípios, nos encontramos em 5.453º na linha de pobreza, resultado da falta de planejamento e políticas públicas de desenvolvimento, investimento e exploração sustentável das riquezas naturais que tornaria o município de Araioses promissor e daria ao povo melhores condições de vida. 

A Administração pública requer a acima de tudo sensibilidade dos problemas sociais, o gestor não é patrão, não dono dos repasses que chegam aos cofres públicos, apenas ordenador de despesas, deveria ser sensível aos problemas sociais que afetam a todos e de forma planejada atender com eficiência a população com os serviços públicos. 

O que temos assistido boquiaberto ao longo de décadas, são verdadeiros usurpadores dominarem o erário público e fazerem o que querem, pois, a eficiência do sistema de controle social é vulnerável a uma política selvagem de corrupção com apoio de parte do legislativo; os que deveriam fiscalizar, denunciar e agir no combate à corrupção são vencidos por seus caprichos e desejos intrapessoal, fortalecendo a rede incontrolável de desvios das verbas públicas. 

Nos últimos anos o povo tem assistido o desmantelo do sistema educacional municipal, um dos poucos serviços públicos que funcionavam mesmo precário com mais eficiência que nos últimos anos. 

Em pleno século XXI é uma tristeza para os filhos de Araioses (estudantes), se depararem com ambiente escolar insalubre e em condições lastimável, onde falta o básico; da água potável ao transporte, merenda escolar com regularidade e o mais elementar, a carteira para o aluno na sala de aula. 

O nosso município está localizado em uma área rica em potencialidades: o único delta das Américas a mar aberto, Rio Parnaíba e seu braço esquerdo Santa Rosa, lagos, lagoas; terras propícias para agriculta na região dos lagos, Baxiões (abrangência ao São Paulo) e Magú (com potencial para turismo); Região do Remanso de bacia leiteira. 

O que falta? Planejamento e gestor compromissado com o desenvolvimento e sustentabilidade para o bem-estar da população, mas o que viu e o que se vê, são gestores voltados à apolíticas de desvios e corrupção com apoio de maioria do legislativo que de forma clara já demostrou o alinhamento com esta politicagem que causa prejuízo ao povo. 

Aos 82 anos nos resta a esperança, embora o cenário não nos proporcione de forma clara e evidente boas intenções de muitos que estão pré-disposto, uns já conhecidos e outros uma interrogação (?). 

Na nossa visão, o povo de forma soberana deve analisar o perfil de cada candidatura, a vida pregressa de cada pré-candidato tanto no majoritário, como legislativo e fortalecer o legislativo com pessoas de caráter que não estejam voltadas para o “eu” enquanto a população fica abandonada. 

Analisar cada legislador que estar no exercício do mandato, pois já virou jargão popular “um prefeito não rouba só, se isso ele (a) faz tem a maioria do legislativo apoiando”. 

Nosso município tem sofrido por conta desta politicagem e a falta de compromisso e honra do legislador com aqueles que acreditaram em seus projetos de defesa da população. O povo precisa estar atento as manobras. Às vésperas de eleição, muitos mudam o discurso, “agora é vez do”, logo que as urnas esfriam voltam as velhas práticas e a população abandonada. 

Em plena pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), quais são as ações eficazes e os investimentos da gestão municipal para proteger a população de uma contaminação em massa? 

Esta eleição é uma grande oportunidade do povo exercer sua cidadania, pois as informações de tudo que acontece está nas redes socais, apenas o cuidado para checar mais de uma fonte de informação, pois existem muitas informações falsas, arma essa usada pelos Fake News para descaracterizar pessoas de bem, mas nosso município é pequeno, logo as verdades sempre estarão à disposição de todos. 

Araioses aos 82 anos emancipação política, muitos de atrasos e poucos avanços, o povo precisa fortalecer o legislativo; olhar com bons olhos para os defensores de seus direitos, aqueles que vem exercendo com dignidade o mandato e descartar aqueles que tem causado danos a população ao apoiar projetos que contrariam o interesse coletivo. 

Aos 82 anos, Parabéns Araioses, vamos parabenizar a esperança de um Araioses para todos nós e não apenas para alguns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...