Páginas

Magalu

sexta-feira, 20 de março de 2020

O que de fato está fazendo o prefeito de Araioses para proteger os munícipes da pandemia?

Resultado de imagem para prefeito Cristino de araioses
Prefeito Cristino
Por Marcio Maranhão
Com as novas orientações do Ministério da Saúde, pedindo que os cidadãos com suspeitas de contaminação pelo Covid-19 procurem as Unidades Básicas de Saúde, os ordinários postos de saúde. E, havendo algum sintoma verificado, o paciente receberia de imediato luvas, máscara e álcool gel, não é possível deixar de questionar, em qual nível dessa realidade nós estamos. 

Em Araioses, em alguns postos de saúde, que deveriam ter médico de segunda a quinta feira, o médico só atende dois dias e menos de meio turno, e, ainda só vem na semana que quer. 

Os EPIs - Equipamento de Proteção Individual, como luvas e máscaras não tem nem sequer para os profissionais de saúde, alcool gel, esse nem sequer um dia sonhamos em ter. Agentes de Saúdes que possuem, compraram com dinheiro do seu próprio bolso e outros ameaçam pararem, para não se exporem e colocarem em risco até suas próprias famílias, ao visitarem toda sorte de pacientes sem nenhuma proteção.

No hospital, profissionais também denunciam a falta de máscara e outros equipamentos básicos de proteção individual. Enquanto isso, a prefeitura se ocupa em fazer banner e chamadas em áudio, como se tivessem alguma informação nova ou alguma outra ação no plano teórico que pudesse acrescentar a tudo o que já foi feito.

Campanhas educativas são importantes, mas não há mais nada que possamos ensinar a essa altura, se não apenas praticar o que já foi ensinado e aplicado por outros países, estados e cidades.

Por esta hora, o público a quem se destina essas campanhas, já tem tanta informação quanto qualquer secretário de saúde de qualquer cidade do Brasil. O momento é de agir e tem muitas ações que são prerrogativas exclusivas do poder executivo.

Se tem alguma coisa sendo feita, onde está publicado isso? Que ações são essas? Já temos leitos devidamente equipados para receber esses pacientes? O município tem equipamentos de respiração para tentar salvar esses pacientes? Quais são os passos que o paciente com suspeitas de contaminação no município deve tomar, onde deve ir? Quando os profissionais receberam os tais EPIs - Equipamento de Proteção Individual? (...).

Com a palavra o senhor prefeito Dr. Cristino?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...