Páginas

Magalu

quarta-feira, 15 de julho de 2020

Maranhão registra o 6º maior aumento do país em valor da produção agropecuária


A Nota de Produção Agrícola referente ao 3º bimestre de 2020 traz como destaque que o Maranhão registrou o sexto maior aumento do país no Valor Bruto da Produção Agropecuária em junho, com alta de 2,18%. A publicação foi elaborada pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (SEPE).

Em termos de Valor Bruto da Produção (VBP), indicador divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o país apresentou alta de 1,82% no mês de junho em relação ao registro de maio. “O VBP é considerado um indicador do faturamento, com atualizações mensais, seu cálculo é realizado para os estados e regiões brasileiras, com dados de 21 produtos de lavouras e cinco atividades da pecuária”, pontua o presidente do Imesc, Dionatan Carvalho.

A região Nordeste liderou o aumento do VBP na Pecuária com o montante de R$ 23,3 bilhões. Já o Maranhão registrou o sexto maior aumento do país no VBP da Agropecuária, com alta de 2,18%, chegando ao patamar de R$ 9,8 bilhões. Considerando os estados do Nordeste, o Maranhão apresentou o terceiro melhor percentual.

De acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), referente a junho de 2020, a produção maranhense de grãos estimada para o ano é de 5,4 milhões de toneladas. Em comparação com a safra de 2019, o crescimento esperado é de 8,7%.

A soja, principal grão produzido no estado, deverá atingir 3 milhões de toneladas em 2020, crescimento de 6,9%, em relação à safra anterior. Já a produção estimada de milho no Maranhão alcançou um patamar de 2 milhões de toneladas, o que representa uma variação de 13%, em relação à safra de 2019. Por fim, a produção de arroz no Maranhão deverá ser de 159 mil toneladas em 2020, 2 mil a mais que no ano passado. Estima-se que as maiores quantidades produzidas neste ano sejam nos municípios de São Mateus do Maranhão, Grajaú e Arari.

Confira a publicação na íntegra, clicando no link: http://imesc.ma.gov.br/portal/Post/view/producao-agricola/363

Maranhão da Gente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...