Páginas

Magalu

domingo, 1 de novembro de 2020

Maranhão vacinou apenas 22,9% do público-alvo contra o sarampo


Durante a mobilização nacional contra o sarampo, que terminou na última sexta-feira (30), o Maranhão vacinou cerca de 658,8 mil pessoas, na faixa etária de 20 a 49 anos, o que corresponde a apenas 22,9% do público-alvo.

Segundo o Ministério da Saúde, no estado deveriam ter sido vacinadas 2,8 milhões de pessoas.

Em todo o Brasil, dados preliminares das secretarias estaduais de saúde apontam que, desde o início da ação em 16 de março deste ano até o dia 29 de outubro, foram vacinadas 11,7 milhões de pessoas, o que corresponde a 13% do público-alvo.

A mobilização nacional, em parceria com estados e municípios, faz parte dos esforços do Ministério da Saúde contra a doença, para alcançar a meta do Brasil livre do sarampo, no contexto do Movimento Vacina Brasil.

De acordo com o último Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, de janeiro até 3 de outubro deste ano foram registrados 8.187casos de sarampo em 21 estados, com sete óbitos pela doença, sendo um no estado de São Paulo, um no Rio de Janeiro e cinco no Pará.

O boletim aponta que, no Maranhão, houve 17 casos confirmados e nenhum óbito pela doença. O estado ocupa o 10º lugar no ranking de casos de sarampo no Brasil.

O sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral e altamente contagiosa. A transmissão acontece por via aérea, tosse, espirro, fala e até mesmo respirar próximo ao infectado. O tempo de difusão da doença ocorre entre 4 dias antes ou após o aparecimento das manchas vermelhas pelo corpo.

O Ministério da Saúde alerta que a vacinação é a principal medida de prevenção e controle do sarampo, pois a doença é grave e de alta transmissibilidade. Estudos comprovam que uma pessoa pode transmitir para até 18 outras pessoas.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...