Páginas

Magalu

terça-feira, 17 de novembro de 2020

Vence Luciana Trinta e apenas Luciana Trinta

Luciana Trinta, do PC do B, foi eleita neste domingo (15), prefeita de Araioses para os próximos quatro anos. Embora sua eleição ainda possa ser muito questionada nos tribunais, considerando que sua candidatura só foi possível, após conseguir na justiça a anulação de duas sessões da Câmara de Vereadores de Araioses e parecer técnico do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão - TCE, que serviu de base para o Poder Legislativo Municipal, que reprovou as contas referentes ao período de sua gestão nos anos 2009 e 2010. 

Pesava contra Luciana Trinta ainda ações do Ministério Público Federal e uma condenação da Justiça Federal, além da inclusão do seu no nome na lista de fichas sujas do Tribunal de Contas da União - TCU, que constatou irregularidades em suas prestações de contas, referentes a recursos federais durante seu mandato entre 2009 a 2012. 

Luciana ao longo do processo eleitoral conseguiu liminar que suspendeu o acordão do TCU e teve sua candidatura deferida pelo juízo eleitoral. 

Ao fim da apuração, Luciana Trinta teve 32,37% dos votos. Foram 7.801 votos no total. A candidata derrotou Valéria do Manim, que ficou em segundo lugar com 31,30% (7.545 votos). Uma diferença de apenas 256 votos. 

A eleição em Araioses teve 24,7% de abstenção, representando 8.290 eleitores aptos que deixaram de comparecer, 1,36% - 343 votos brancos e 3,27% - 827 votos nulos. Totalizando o número de 9.460 eleitores que preferiram não votar em nenhum dos candidatos. 

Luciana Trinta, a única candidata dos 11 concorrentes que declarou para a Justiça eleitoral ser milionária, deu um show de ostentação de poder aos araiosenses em todos os seus eventos políticos, fechando sua campanha com uma mega carreata. 

Embora o valor máximo de gastos de campanha permitido pela justiça eleitoral tenha sido em torno de R$ 350 mil, o araiosense presenciou dos quatro primeiro colocados na corrida à prefeitura de Araioses, um total abuso do poder econômico, com eventos que só em combustível ultrapassava os limites legais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...