Páginas

Magalu

quarta-feira, 13 de março de 2024

Lula anuncia 100 novos Institutos Federais. Nordeste receberá o maior número

Por Marcio Maranhão
Iniciativa criará 140 mil novas vagas, a maioria em cursos técnicos integrados ao ensino médio. Investimento de R$ 3,9 bi do Novo PAC contempla, ainda, consolidação de unidades existentes.

O anúncio, aconteceu nessa terça-feira, 12 de março, a criação de 100 novos campi dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). A iniciativa alcançará todas as unidades da Federação, gerando 140 mil novas vagas, majoritariamente de cursos técnicos integrados ao ensino médio. Os detalhes do programa de expansão dos IFs foram anunciados pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado do Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, e do Ministro da Casa Civil, Rui Costa. A cerimônia de anúncio ocorreu no Salão Nobre do Palácio do Planalto, em Brasília (DF). A iniciativa conta com o envolvimento do Ministério da Educação (MEC), da Casa Civil, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO).

O objetivo do Governo Federal com a nova expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica é aumentar a oferta de vagas na educação profissional e tecnológica (EPT), criando oportunidades para jovens e adultos, especialmente os mais vulneráveis. A construção de novos campi nos municípios impacta o setor da construção civil, além de gerar emprego e renda. As novas escolas, quando estiverem em funcionamento, levarão desenvolvimento local e regional.

O programa de expansão dos IFs marca a retomada de investimentos na criação de novas unidades de Institutos Federais no Brasil, quase 10 anos após a última expansão estruturada da Rede Federal. Também celebra uma das políticas educacionais mais bem-sucedidas no âmbito da educação profissional, que permitiu que a educação pública de qualidade chegasse às localidades mais distantes dos grandes centros e da capital dos estados, tornando-se uma das redes mais capilarizadas na oferta de cursos técnicos, superiores e de pós-graduação.

NORDESTE E MARANHÃO DE PARABÉNS

O Nordeste é a região que vai receber o maior número de institutos: 38 unidades. Entre os estados, São Paulo, o mais populoso do país, receberá 12, e Bahia e Minas Gerais, oito. O Maranhão receberá 4 novas unidades do IF, os municípios contemplados serão: Amarante do Maranhão, Balsas, Chapadinha e Colinas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...