Páginas

Magalu

quinta-feira, 14 de março de 2024

Encontro de gestores dos polos turísticos do Maranhão discute o desenvolvimento regional através da integração de roteiros


- Encontro de gestores dos polos turísticos do Maranhão (Foto: Divulgação)
Em São Luís, o Encontro de Gestores promovido pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) reuniu, nesta terça-feira, 12, mais de 60 representantes de municípios que fazem parte dos nove polos turísticos que representam o Maranhão no Mapa do Turismo Brasileiro.

A programação iniciou ao som da cantora Rosa Reis, que trouxe a tradição maranhense das caixeiras do Divino Espírito Santo para o auditório da Escola de Governo do Maranhão (Egma), no Centro Histórico de São Luís.

Participaram da solenidade de abertura, entre outros: Ana Carla Fernandes Moura, representante do Ministério do Turismo; Maria do Socorro Araújo, secretária de Estado do Turismo, Jovanni Melo, da IGR de Lagos e Campos Floridos; Mônica de Nazaré Araújo, da Universidade Federal do Maranhão e Dayana Barbosa, da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Maranhão (Abav-MA).

Também aconteceu o lançamento da Expo Turismo 2024, um projeto que dá protagonismo aos polos turísticos, seguido por uma palestra sobre "Diretrizes Nacionais do Turismo para o Desenvolvimento Regional", com Ana Carla Fernandes Moura, coordenadora-geral de Definição de Áreas Estratégicas do Ministério do Turismo (Mtur).

De acordo com Ana Carla, "a palestra teve como objetivo diversificar a oferta de novos produtos turísticos maranhenses no mercado, contribuindo assim para o desenvolvimento econômico e social da região, seguindo parâmetros nacionais.”

Já a mesa redonda sobre "Roteirização como produto turístico rentável e competitivo" contou com a participação de Flávia Nadler, gestora estadual de Turismo e Cultura do Sebrae – MA; professor doutor David Bouças, da Ufma; Rutti Cutrim, fundadora e diretora da Mova Experiências e Dayanna Barbosa, da Abav-MA.

De acordo com a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, a participação de diversos setores dessa cadeia produtiva para promover o nosso estado, assim como a colaboração entre o público e o privado e a integração com as universidades e as Instâncias de Governança Regional são cruciais para o processo de roteirização.

"O evento tem como propósito aproximar governo estadual, Instâncias de Governança Regional, Secretarias Municipais de Turismo e demais atores envolvidos nessa ampla cadeia produtiva, em conformidade com os princípios da Política Nacional do Turismo, para somar as potencialidades de cada um", afirmou.

O evento ainda proporcionou capacitação e acesso direto às equipes técnicas, oferecendo uma oportunidade valiosa para os gestores municipais.

No retorno às atividades, durante a tarde, dessa vez no auditório do prédio do Curso de Direito da Universidade Estadual do Maranhão, houve mais troca de ideias e foram formados os Grupos de Trabalho por polo turístico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...