Páginas

Magalu

quinta-feira, 9 de maio de 2024

Povoado Taperas: De mais importante a um dos mais abandonados


Toda a história do município de Araioses, passa pelo povoado Taperas. Foi rota de passagem entre Parnaíba e a aldeia indígena dos Arayos por João de Deus Magu. Foi sede da primeira indústria da região, motivando o governador da época a decretar o povoado Araioses a mais nova Vila do Maranhão.

O povoado Taperas foi sede de grandes empreendimentos entre fazendas e comércios que vendiam para toda a região e até exportavam para outros países couro e o pó da carnaúba. Deu morada a autoridades do município e do estado. Realizava uma das mais tracionais festas religiosas do município, o Festejo de Santo Antônio, que tinha seu ponto alto na última noite com a festa dos namorados nos casarões da família Furtado no povoado.

A maior vaquejada da região, os casamentos na capelinha do século passado no dia de Santo Antônio, as corridas de cavalo e o campeonato que reunia desportistas de todo o município....

Tudo isso faz parte de um passado, corroído pelo tempo e pelo abandono de gestores, que por não conhecerem Araioses, foram incapazes de valorizar nossas manifestações de identidade e amar nossa cultura.

Sem uma única política pública no povoado há décadas, o povoado sofre até quando precisa da ambulância. A última vez que o veículo precisou passar pelos 900 metros que dão acesso à comunidade, teve que ser socorrida pelos próprios moradores.

São tantos buracos e bicos de pedras, que carros quando não furam o pneu, atolam. E motoristas, motociclistas e pedestres são desafiados a cada metro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...