O deputado federal e defensor árduo da Zona de Processamento de Exportação do Maranhão (ZPE), Pedro Lucas Fernandes (União-MA), fez questão de destacar a criação da ZPE, na 37ª reunião do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação.
Pedro Lucas ressaltou o novo momento que o Maranhão viverá e o esforço do de alguns gestores e políticos para a ZPE se tornar uma realidade.
“O Maranhão viverá um novo momento! Temos muito a ganhar com a Zona de Processamento de Exportação (ZPE). Ricardo Cappelli o seu apoio foi fundamental. Parabenizo também o governador Carlos Brandão e o secretário Zé Reinaldo Tavares”, destacou.
A partir da aprovação da criação da ZPE de Bacabeira, o Conselho poderá avaliar a instalação de projetos industriais com potencial mapeado de R$ 15 bilhões em investimentos e da criação de mais de 30 mil empregos diretos e indiretos na região.
A área de livre comércio do Maranhão será iniciada com um projeto âncora, dotado de uma mini refinaria de 20 mil barris de petróleo por dia, com possibilidade de chegar, em 5 anos, a 50 mil barris. Também estão previstos empreendimentos ligados à transição energética, especialmente o hidrogênio verde e a obtenção do hidrogênio verde por meio de plantas de eletrolisação, com eletrolisadores fabricados dentro da própria ZPE, para exportação e para o mercado interno.
O ex-governador e secretário da SEDEPE, José Reinaldo Tavares destaca aprovação da ZPE do Maranhão como um “sonho de 50 anos vivido por todos nós se tornando realidade”.
“Acredito que será a ZPE mais dinâmica de todo o Brasil porque aqui temos condições logísticas que ninguém tem no Arco-Norte. Como a infraestrutura é determinante no preço final do produto, nenhum estado brasileiro tem como competir conosco”, explica José Reinaldo.
É aguardar e conferir.
Jorge Aragão
Nenhum comentário:
Postar um comentário