Páginas

Magalu

sábado, 5 de setembro de 2015

Eleições de Araioses: Grupo dos Cincos se reuniu com Welinton e Jacira para traçar os rumos da oposição no município

Manoel da Polo, Jacira Pires, BBA, Dr. Leonel, Expedito Coutinho e Dr. Cristino estão juntos.
E o Weliton do Posto diz que vai consultar o seu grupo político e responder aos 6.

A reunião que era para ser reservada somente aos pré-candidatos, vazou, e antes mesmo de acontecer deu o que falar em toda a cidade. O encontro aconteceu na sala de reuniões da Polo Construções na avenida Dr. Paulo Ramos, na quinta feira dia 3,por volta das 20 horas. Excetuando-se Luciana Trinta que não foi formalmente convidada e Expedito Coutinho que não compareceu por motivo de saúde na família, mas declarou apoio às decisões do grupo, estiveram presentes Manoel da Polo, BBA, Dr. Cristino,Dr. Leonel, Jacira e Weliton.

Na pauta principal esteve a discussão de um acordo de união e fidelidade, materializado em um termo de compromisso que propunha entre outras coisas, uma pesquisa para indicar o candidato e o vice do grupo. E o compromisso dos demais participantes da pesquisa em apoiar os indicados na consulta. Sendo imediatamente rejeitada a sugestão para realização da pesquisa ainda este mês, setembro. Adiando possivelmente para maio 2016.

Manoel da Polo

Segundo a assessoria de Manoel da Polo,a reunião de quinta foi planejada em um outro encontro ocorrido na quarta feira dia 2,onde os cinco pré-candidatos que compõe o grupo dos “Filhos de Araioses”,como estão sendo chamados por muitos,decidiram por unanimidade a integração de Jacira Pires na coalizão,foi também cogitado o nome de Weliton do Posto,mas sem consenso,ficou decidido que este seria convidado,mas apenas para ser sabatinado pelo grupo.

Com a especulação geral no dia seguinte sobre a dobradinha de Manoel da Polo e Weliton ou a ida de Weliton para o grupo, o vereador respondeu ao nosso blog de forma categórica: “Manoel da Polo não está com Welinton e nem Welinton está em nosso grupo. O que estamos fazendo é conversando de forma responsável para o bem de Araioses. Uma oposição que não se entende e não dialoga,briga e se divide a todo instante,só favorece quem está no governo”. 

Jacira Pires

Na manhã de sexta, falou também a nossa redação, Jacira Pires, que disse está disponível para ajudar o grupo. E que está disposta a integrar esta coalizão para fortalecer a oposição e aumentar as chances de vencer Valeria em 2016. Mas viu com surpresa a presença de Weliton em uma reunião do grupo que até agora levantou uma bandeira de (fora os de fora) - Analogia do autor. 

BBA

Bernardo Almeida, o BBA, foi taxativo: “Uma das motivações de entrar para a política partidária foi à vinda desse cidadão, que ninguém conhece e não sabe de onde vem; querer ser prefeito de Araioses só porque tem dinheiro. Não quero desmerecer as intenções dele, não sei se são boas ou ruins, pode até ser das melhores, mas aqui tem homens de coragem e capaz de dirigir o próprio município. E nós já testamos muita gente de fora e não deu certo até agora”. 

Luciana Trinta

Ouvimos também o articulador político de Luciana Trinta em Araioses, o professor Carlos, conhecido como Carluxo, que disse, ao contrario do que foi ventilado na reunião de quarta-feira, Luciana aceitaria sim conversar com o grupo, mas independentemente de qualquer acordo ou pesquisa ela sairá candidata. O que para o grupo não adianta qualquer tipo de aproximação,já que o propósito do dialogo seria uma coalizão,que mediante consulta popular apontaria o candidato e vice do grupo em um bloco único.

Weliton do Posto

Postura também já assinalada por pessoas próximas de Weliton. O que no geral é analisado de forma muito negativa, já que a reunião criou algumas arestas e nenhum resultado satisfatório. Para muitos observadores da política no município, a reunião só trouxe desgastes desnecessários e que de nada serviu para o fortalecimento ou união da oposição em Araioses, já que tanto Luciana e Weliton não abrem mão de suas candidaturas majoritárias no município.

As impressões Gerais

Segundo professor Arnaldo Machado, presidente do SINDSEPMA, um dos principais ativistas pela união da oposição e pelo fortalecimento da classe política de Araioses, juntamente com o Blog Marcio Maranhão, a reunião foi um desastre estratégico e que só escancarou ainda mais os superegos da oposição no município.

De minha parte, ainda acredito em uma consciência comum, que nos juntará em torno de um propósito: Impedir a reeleição de Valeria, o que é mais provável até hoje; vencendo as eleições de 2016, o que é impossível atualmente com tantos candidatos dividindo um eleitorado disperso, contra o aparelhado grupo de Manin Leal e seu vale tudo econômico.

Para os cinco, a chegada de Jacira e todo o seu histórico político fortalece o grupo, mas postergar a definição dos cabeça de chapa é promover mais desgastes, rompimentos e desorientação entre os eleitores. O que tem de ser será,agora ou ano que vem,com uma grande diferença.Ano que vem não haverá mais tempo para nada,não tem ninguém mais solto,nem partidos,nem lideranças,nem eleitores,nem candidatos a vereadores.Ano que vem é para tramites burocráticos e formalizações de alianças,apoio e parcerias.Nada que não foi costurado agora,refletirá em 2016. 

O blog não conseguiu ouvir antes da publicação desta matéria Dr. Cristino e Dr. Leonel, o que ficará para outra oportunidade. Assim como muitos outros detalhes da reunião de quarta e quinta feira.


Marcio Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...