O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), em parceria com cooperativas do campo, está presente na Anuga, maior feira de alimentos e bebidas do mundo que está sendo realizada em Colônia, na Alemanha. O evento é reconhecido como vitrine global para tendências de consumo, negócios e inovação no setor de alimentos.
O destaque da presença maranhense na Anuga é o coco babaçu, símbolo de resistência cultural, social e econômica para milhares de famílias do estado. Produtos derivados do fruto, como óleo e azeite de babaçu, farinha do mesocarpo e biscoitos, além de doces e geleias estão no stand do Maranhão no evento.
A Cooperativa Interestadual das Mulheres Quebradeiras de Coco Babaçu (CIMQCB) representada por Flávia Azeredo, levou na bagagem para Anuga o óleo e o azeite de babaçu e, também a farinha de mesocarpo. “Estamos aqui na Alemanha trazendo nossos produtos, como o biscoito de babaçu, azeite e o óleo tradicional, sendo um momento importantíssimo para as mulheres da cooperativa e de mostrar o potencial da produção maranhense. Agradecemos o convite do Governo do Maranhão e da SAF para fazermos parte dessa experiência,” contou Flávia.
A Cooperativa dos Pequenos Produtores Agroextrativistas de Lago do Junco (COPPALJ) também embarcou nesse intercâmbio para a Alemanha.
Alexandre Lage, representante do grupo, destacou a relevância do evento para destacar no mundo à fora a produção do coco babaçu. “A COPPALJ está presente em uma das principais feiras do mundo com a exposição do óleo de coco babaçu da região do Médio Mearim, um dos produtos mais icônicos do Brasil encontrado na região do Cerrado e Amazônia. Esse óleo atende hoje, os mercados nacional e internacional, e estamos aqui na Anuga para ampliar mais mercados,” disse Alexandre.
Com a participação na Anuga, o Maranhão e o Nordeste buscam abrir novos canais comerciais com distribuidores, redes de comércio justo e o chamado “mercado da saudade”, voltado para brasileiros no exterior.
O objetivo é consolidar o posicionamento do Nordeste como referência em alimentos sustentáveis, de qualidade e com forte impacto social, ampliando a presença da agricultura familiar no cenário internacional.
O secretário da SAF, Bira do Pindaré, destacou que a presença da SAF e das cooperativas reforçam o papel estratégico da agricultura familiar no desenvolvimento sustentável do Maranhão.
“Pela primeira vez a agricultura familiar do Maranhão está presente na Anuga, maior feira do setor de alimentos do mundo. O Maranhão trouxe seus produtos com uma visão de abrir mercados e caminhos para que a gente possa crescer com firmeza e segurança com a garantia de produtos e alimentos saudáveis com preço justo e que respeite o meio ambiente. É fundamental levar nossa identidade, mostrar nossa bandeira ao mundo, mostrar que temos perspectivas concretas de oferecer alternativas para a economia do Maranhão e, a agricultura familiar, é o caminho mais importante que temos para seguir para um desenvolvimento sustentável,” afirmou secretário Bira do Pindaré.
A participação nordestina é articulada pelo Consórcio Nordeste, em parceria com a APEX Brasil e o Sebrae Nacional, no âmbito da Câmara Temática da Agricultura Familiar, que une os governos estaduais em prol da valorização e da internacionalização do setor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário