
Por Marcio Maranhão
À frente da Delegacia de Polícia de Araioses, Dr. Raphael Reis, mostra que não haverá impunidade seja lá qual for o crime cometido em sua jurisdição.
Dr. Raphael |
Após solucionar em tempo recorde um crime de difamação feita na internet por meio das redes socias, Dr. Raphael faz uma importante sinalização para a sociedade araiosense, que tem se acostumada a ver todo tipo de ações criminosas de centenas de perfis falsos nas redes sociais, que difamam e espalham todo tipo de mentiras, considerando que a internet é uma terra sem lei.
Desde as eleições de 2016, o numero de perfis falsos cresceu assustadoramente em Araioses e em todo o Brasil. Aqui no município, os perfis são usados principalmente como ferramenta política, onde adversários se aproveitam do aparente anonimato para espalhar mentiras e difamar desafetos, quem pensa diferente ou vota em grupo rival.
Seja por meio do Facebook, Twitter ou Instagram, aquela velha frase “faça ao outro o que gostaria que fizessem a você” poderia e deveria ser facilmente aplicada no ciberespaço. Ao contrário do que muita gente pensa, a internet não é “terra sem lei” e crimes como calúnia (artigo 138), difamação (artigo 139) ou injúria (artigo 140), podem ser enquadrados no Código Penal, bem como preconceito ou discriminação (artigo 20) na Lei 7.716/89. Ah, e não adianta pensar que nas redes sociais é só fazer um fake (perfil falso) e ficar invisível. Afinal, através do IP (protocolo de internet) é possível verificar em que máquina tais informações foram geradas. Portanto, tenha cuidado com o que fala dos outros e para os outros.

Nenhum comentário:
Postar um comentário