Páginas

Magalu

segunda-feira, 5 de junho de 2023

Araioses: Prefeita veta lei que garantia mais segurança nas escolas e proteção a guardas municipais


Foram apresentados para apreciação da Câmara de Vereadores de Araioses, na sessão ordinária do dia 30 de maio de 2023, os vetos da prefeita Luciana Trinta aos projetos de lei Nº 708 /2023 e 709 /2023.

O projeto de Lei 708 previa a obrigatoriedade do fornecimento por parte do poder público de coletes a prova de balas aos guardas municipais de Araioses, com razões detalhadas na matéria: “Agora é lei, Câmara aprova aquisição de colete balístico para Guarda Municipal de Araioses”.

Na mesma medida, a prefeita vetou também o Projeto de Lei 709/2023, que tratava da instalação de câmeras de monitoramento e segurança nas escolas públicas municipais e cercanias.

O veto causou indignação aos vereadores e aos pais de estudantes do município, em razão dos últimos acontecimentos, envolvendo violência e atentados nas escolas.

Para o vereador Prof. Arnaldo, autor dos projetos de lei, as ações da prefeita, deixam claro o seu descompromisso com a proteção das crianças e a segurança pública do município. “O veto da senhora prefeita não prejudicou os vereadores, nem tão pouco o vereador Arnaldo. E sim, à população, negando o seu direito a segurança e a proteção, que é dever do poder público”.

“A prefeita convocou toda a sociedade para debater a segurança nas escolas, mas quando teve a oportunidade de fazer sua parte, disse não a proteção das nossas crianças, vetando esses projetos, que trariam mais segurança a professores, servidores, estudantes e os pais que ficam em casa preocupados com seus filhos, alegando que não tem dinheiro, mas o município tem R$ quase dois milhões para gastar em segurança pública e até o momento não o fez”, reforçou o vereador.

O sistema de câmera de monitoramento e segurança em cada escola do município, representa um custo benefício baixo e sem muita complexidade de implementação, podendo as escolas fazer, inclusive com os recursos próprios de cada colégio.

A implementação de câmeras de monitoramento nas proximidades das escolas e a provisão de coletes à prova de balas para os guardas municipais, são medidas que têm sido discutidas e implementadas em muitas cidades ao redor do mundo, como parte de estratégias de segurança pública.

As câmeras de monitoramento podem ajudar a aumentar a segurança nas áreas escolares, permitindo a vigilância constante e a identificação de comportamentos suspeitos. Além disso, a presença das câmeras pode atuar como uma medida preventiva, dissuadindo a ocorrência de crimes.

Quanto aos coletes à prova de balas, eles são equipamentos de proteção individual que visam garantir a segurança dos guardas municipais durante o desempenho de suas funções. Esses coletes são projetados para oferecer proteção balística contra certos tipos de munição, minimizando os danos causados por disparos de armas de fogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...