Páginas

Magalu

quinta-feira, 9 de março de 2023

Araioses: Movimentações políticas antecipam eleições e dão sinais do quão difícil será processo

LUCIANA TRINTA, NETO CARVALHO, VALÉRIA DO MANIN E ROSÁRIA DIAS

Eleições em Araioses não é para amadores e sua compreensão é passível de deixar até o mais experiente cientista político confuso.

Quem participou ou apenas assistiu ao último pleito, vendo o desenrolar da próxima disputa, parece estar em um mundo novo. Passados apenas dois anos da última eleição municipal, as diferenças são gritantes e sem nenhuma possibilidade de contextualização com o processo anterior.

Diferente de 2020, tudo indica que as eleições de 2024 não terá mais que quatro candidatos, com chances reais de uma polarização, que manteria todos os holofotes em apenas dois. O contrário das eleições de 2020, que tinha na disputa 11 candidatos e um jogo totalmente indefinido até o resultado das urnas.

Outra diferença da eleição que se aproxima, é que a atual gestora, Luciana Trinta, é favoritíssima. Bem diferente do seu antecessor, Cristino Gonçalves, que mesmo com a máquina administrativa na mão e passando o rolo compressor econômico sobre tudo e todos, em nenhum momento figurou entre os três primeiro nomes mais lembrados pelos eleitores: nas redes sociais e nas ruas, constatação confirmada também por pesquisas, embora ele também tivesse as suas.

Luciana, com uma comunicação mais presente nos meios digitais, tem diminuído sua rejeição, embora ainda seja muito grande, principalmente em razão dos seus próprios secretários e assessores. A atual gestora tem potencial de absorção de eleitores indecisos, adesões espontâneas de lideranças mais progressistas e conta com a militância de uma pequena horda, que compram as piores brigas de graça.

Pelas negociações, se desenha que o principal adversário de Luciana será Neto Carvalho. Liderança forte em toda a região do Baixo Parnaíba e com uma vasta experiência em vários pleitos passados.

Neto, embora tenha atuado em vários momentos nos bastidores da política local, terá sua primeira experiência na linha de frente. E conhecerá, por si mesmo, o quão complexo é a política em Araioses.

Com aceitação de Luciana estagnada e rejeição de Neto ainda não explorada por seus adversários no município, outros dois nomes ainda veem um mundo de possibilidades: Valéria do Manin e Rosária Dias.

Valeria do Manin ainda tem legiões de seguidores espalhados nos quatro cantos do município. Principalmente nos povoados mais distantes da sede, exatamente os mais esquecidos por Luciana.

O mesmo campo de batalha explorado por Rosária Dias, que cresce no interior e disputará o mesmo perfil de eleitor, em razão do mesmo modelo de fazer política: assistencialismo, imediatismo e populismo.



E dos filhos de Araioses, quem poderá?
Com quase todas as lideranças araiosenses comprometidas com os projetos políticos dos pré-candidatos mencionados acima. E esses, nenhum sendo filho natural de Araioses. Quem poderia nos representar nesse jogo, ainda que fosse apenas para cumprir tabela, já que o povo de Araioses prefere entregar seus destinos para estranhos.

Um professor ou um empresário?
Professor Arnaldo, que vem de ininterruptas lutas pela dignidade dos araiosenses, como vereador, sindicalista e professor da rede pública. E o empresário BBA, atual vice-prefeito, rompido com a prefeita por não concordar com as humilhações que a atual gestão submete os araiosenses, são dois exemplos de políticos araiosenses, que agem com independência e não se submetem aos interesses de grupos de fora.
PROFESSOR ARNALDO E BERNARDO ALMEIDA - BBA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...