Páginas

Magalu

terça-feira, 23 de agosto de 2022

Debate x embate: Por que é tão difícil falar sobre política em Araioses?


Por Marcio Maranhão
“Ser e agir politicamente não se restringe ao voto ou a participar de estruturas partidárias e governamentais. Entender e se apoderar dos mecanismos políticos e institucionais do país é necessário para usá-los a nosso favor. Atuarmos mais ativamente da vida social, sendo protagonistas em relação aos próprios direitos da nossa comunidade, significa fazer política, compreendendo os problemas que nos afetam direta e indiretamente, seja no âmbito pessoal, coletivo ou institucional. Somos todos seres políticos, todas as nossas ações são políticas. Cada vez que um direito coletivo ou individual é violado e não garantido, temos a obrigação de atuar no cumprimento deste, para a defesa e justiça em um mundo que é comum a todos, caso contrário, a injustiça sempre prevalecerá”.

Há menos de duas semanas no ar, o Blog Marcio Maranhão, que tem o perfil de tratar crítica e incisiva o dia-a-dia das relações de poder e os bastidores da politica local e regional, já está sendo alvo de ameaças e intimidações, por parte de quem não entende que a discursão dos temas mais corriqueiros até os extraordinários da vida social da nossa cidade, pode até afetar negativamente esse ou aquele grupo político, mas é sempre positivo para a coletividade.

O cidadão araiosense precisa ir além do embate raso e infecundo das paixões politicas e discursão meramente partidária. E começar a tratar a politica como ela deve ser tratada: ferramenta de transformação social.

Não há nenhum tipo de mudança justa, definitiva e transformadora, que não seja por meio da política. Posto isso, o cidadão precisa compreender o seu papel nessa engrenagem.

Em uma sociedade que falta tudo; o básico, o essencial e o fundamental, não podemos perder tempo nem energias, brigando pelo político A ou B. O araiosense precisa sair da margem e se aprofundar nas discursões das políticas públicas que interessam: Saúde, educação, assistência social, agricultura, meio ambiente e segurança apenas para ficar no elementar.

Quanto é da nossa responsabilidade a falta de merenda nas escolas e dos remédios nos postos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...