Por Marcio Maranhão
Final de semana de convenções, pautou rodas de conversa e comentários nas principais redes sociais no município de Araioses.
Conforme o art. 87 do Código Eleitoral, todo candidato e candidata a cargo político deve se filiar a um partido. As convenções partidárias existem para que os filiados se reúnam junto ao diretório do partido e definam quem serão os candidatos que irão representar o partido na disputa eleitoral.
No Brasil, é algo meio que protocolar, já que as cartas já estão todas marcadas e pronto.
As convenções ocorrem todos os anos de eleição do dia 20 de julho a 5 de agosto. Após a escolha das candidatas e dos candidatos em convenção, a legenda já pode solicitar o registro das candidaturas à Justiça Eleitoral, o que deve ser feito até 15 de agosto.
O que já aconteceu.
No sábado, 20 de julho, com previsão de iniciar às 14h30, o ex-prefeito de Magalhães de Almeida abriu o calendário de eventos, realizando convenção no Park da Cidade, no bairro Rodiador, com a coligação PDT, Avante e Progressista.
Na mesma data, mas com previsão para as 17h, Valéria Leal e Jacira Pires também realizaram convenção.
Mesmo bairro e na mesma praça, mas no club ao lado. O RC Show foi o escolhido para o evento do PSB e União Brasil.
No mesmo sábado, no Country Club, Dr. Fonseca realizou convenção da Coligação Cidadania e PSDB. Dr. Fonseca foi o escolhido para a majoritária pelo Cidadania e terá a companhia do professor Pedro do PSDB.
No domingo, 21 de julho, mais convenções, desta vez de Pablo da Informática e o partido Republicanos. Para a disputa, foram escolhidos Pablo para majoritário e Pedro Euclides de João Peres para vice.
Próximo domingo, vai dar PT e no sábado seguinte é o dia dela.
Dia 28 de julho, domingo que vem, será a vez do Partido dos Trabalhadores–PT. Partido de Bernardo Bernardino Almeida, vulgo BBA e Dona Fabiana. Que fará convenção pela federação PT, PV e PC do B. O evento acontecerá no Empresa Club, às 17h, e oficiará de vez a candidatura do PT Araioses e BBA. E contará também com o apoio do vice-governador Camarão e do presidente Lula.
No sábado seguinte, dia 3 de agosto, é a vez de Luciana Trinta, que mais uma vez mudou de partido e irá realizar a convenção do PSD. No convite feito pela própria prefeita e publicado nas redes sociais, Luciana diz a data e o turno, mas, não se sabe se propositalmente, esquece de mencionar o horário e o local. Tão pouco se será ela a possível candidata, considerando os impedimentos de registro da candidatura que ainda constam no TSE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário