Páginas

Magalu

segunda-feira, 2 de outubro de 2023

Estudantes voltam a reclamar da falta de merenda nas escolas de Araioses

Imagem da internet meramente ilustrativa
Como se não bastassem acessos precários e irregularidade no transporte, estudantes voltam a ser assombrados pelo fantasma da falta de merenda, que corriqueiramente afeta a educação de Araioses.

A situação de falta de merenda nas escolas do município de Araioses tem gerado preocupações crescentes, principalmente entre pais e estudantes da zona rural. A ausência desse recurso essencial tem efeitos diretos na qualidade da educação das crianças, bem como nas perspectivas de desenvolvimento da cidade.

Dos quatro cantos do município, chegam verdadeiros pedidos de socorro a vereadores e lideranças. Mas nada parece sensibilizar os gestores pela urgência e os prejuízos irreparáveis causados pela falta da merenda.

Crianças que frequentam escolas sem acesso a uma alimentação adequada enfrentam dificuldades no aprendizado, com consequências negativas em seu desempenho escolar e desenvolvimento cognitivo. A falta de nutrientes afeta diretamente a concentração e a energia necessária para um bom rendimento escolar, colocando em risco o futuro educacional desses estudantes.

Para alguns estudantes, a merenda é a principal refeição do dia, para outros, invisíveis da secretaria de assistência social e de educação, a merenda seria a única.

A falta de merenda escolar prejudica a frequência dos alunos, pois muitos deixam de comparecer às aulas devido à fome. Isso gera um ciclo de evasão escolar que impacta diretamente nos níveis de desenvolvimento de uma geração.

É de total responsabilidade dos gestores municipais, a garantia da merenda escolar. A incompetência e a omissão por parte desses gestores, não afetam apenas o presente das crianças, mas também o futuro da cidade. Investir na alimentação adequada nas escolas é investir no desenvolvimento de uma geração educada e saudável, capaz de contribuir positivamente para o crescimento da comunidade.

Mesmo com as inúmeras cobranças dos vereadores de oposição, nada de concreto ao longo de meses foi feito para que esse problema frequente, não voltasse a se repetir. A sociedade exige, mas não se mobiliza para que os gestores sejam responsabilizados por essa carência, cobrando ações imediatas para solucionar o problema e garantir um ambiente educacional propício ao pleno desenvolvimento das crianças de Araioses. É fundamental que sejam tomadas medidas para garantir que a merenda escolar seja uma prioridade e um direito inalienável das nossas crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...