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quarta-feira, 9 de agosto de 2023

Por falta de transporte escolar, crianças do povoado Taperas, estão há mais de duas semanas sem aulas

imagem da internet meramente ilustrativa
Por Marcio Maranhão
Distante, quatro quilômetros da sede do município e apenas dois e meio de João Peres, onde ficam as escolas mais próximas, o povoado Taperas, que já foi um dos mais importantes para o município, por sua contribuição econômica e política à cidade e ao estado, está a mais de duas semanas sem o ônibus escolar, entrar na comunidade e levar as crianças para à escola.

Preocupados com o prejuízo na educação dos filhos e desesperados em razão da falta de informação por parte da secretaria de educação, estudantes e pais procuraram o Blog Marcio Maranhão para pedir socorro diante da situação.

“Já não basta a paralisação das aulas na hora do recreio, com as crianças sendo obrigadas a virem para casa, devido às constantes falta de merenda, agora temos que ficar nessa agonia todos os dias, sem saber certeza se o ônibus vem ou não”, desabafou uma das mães pelo whatsaap, a quem preservaremos o nome para evitar represálias.

O direito ao transporte escolar é uma garantia fundamental, que visa assegurar o acesso igualitário à educação. Através desse direito, crianças e jovens que residem em áreas rurais têm a oportunidade de frequentar a escola, mesmo quando esta se localiza distante de suas residências.

O transporte escolar desempenha um papel crucial ao diminuir barreiras geográficas, contribuindo para a inclusão educacional e o desenvolvimento desses estudantes. No entanto, a prefeitura de Araioses tem causado prejuízos significativos à educação municipal, ao negar o transporte escolar às crianças e jovens da zona rural.

Essa ação ou omissão do governo de Luciana Trinta, não apenas limita o acesso à educação, mas também prejudica o desenvolvimento acadêmico e social desses estudantes, contribuindo para o aumento da evasão escolar e perpetuando desigualdades educacionais. Tais ações representam um retrocesso na busca por uma educação de qualidade e igualitária no município, comprometendo o futuro educacional e profissional dessas crianças e jovens.

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