Páginas

Magalu

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Dr. Cristino fala ao blog e declara: “Se é para testar por testar, vamos testar os daqui!”.

“Fora os de Fora” – A frase é uma remontagem de outra conhecida dos brasileiros e por estar na moda surgiu por acaso em uma conversa afiada entre Dr. Cristino e eu, cerca de duas semanas atrás, em uma entrevista por ocasião de sua adesão ao grupo político de Manoel da Polo, que pretende indicar entre os cidadãos do grupo os pré-candidatos à prefeitura de Araioses.


Por motivos de saúde somente agora foi possível transcrever na integra a entrevista aos nossos leitores, a quem pedimos desculpas pela demora e agradecemos as manifestações que pediram nas redes sociais a edição e publicação da matéria o quanto antes. Estendemos nosso pedido de desculpas a Dr. Cristino que gentilmente nos concedeu esta exclusiva. 

BLOG: A gente sabe que seu nome é sempre muito bem lembrado no cenário político de Araioses, esteve entre nomes cotados para vice da exgestora,e seguidamente em quase todas as eleições é convidado à compor palanque nos mais diversos grupos do município.Quais as motivações para compor o atual grupo?

DR. CRISTINO: Minha principal motivação é o descaso com que Araioses é governado, o descaso dos gestores de Araioses. Nós, a população, vive num total desprezo dos gestores, principalmente na saúde que é a minha área, que sou mais apegado, e eu gostaria de tentar dar uma reviravolta nesse problema. E o povo de Araioses está clamando por uma saúde eficiente, que não seja de primeiro mundo, mas que se atenda o básico, se atenda o necessário, e que não se faça como se está fazendo hoje e como sempre se foi feito, como em outras épocas,jogando o individuo aqui pras cobras,as mulheres para terem os seus nenéns aqui,tem na estrada,dentro de ambulância,dentro de carro a caminho de outras cidades,onde as vezes são mal recebidas,e eu gostaria que as mães de Araioses fossem atendida aqui mesmo.Para isso basta um gestor de responsabilidade,que assuma o compromisso com a população.O outro motivo; é uma bandeira que eu estou levantando,que é o não aos de fora. Já chega de tanto político de fora vim mandar em Araioses.

BLOG: Aproveitando o trocadilho, o que o senhor está propondo aos araiosenses seria o “FORA OS DE FORA”?

DR. CRISTINO: Exatamente, Fora os de Fora. Como exemplo nós temos o que está ai na cara, veio o Manim com a filha dele, que não tem nada a ver com Araioses, ele apenas é filho de Araioses, mas vive em outro setor, outra cidade, a filha dele praticamente nem conhecia Araioses. Só vinha aqui ás vezes em época de festejo; vinha pras festas. Veio aqui, fez um engodo com o povo: dar carne, cachaça e dinheiro e tal, e candidata a filha que nem conhecia Araioses e a filha se elege a prefeita, então um dos motivos é esse. E agora recentemente tai o caso do rapaz do posto de Gasolina.

BLOG: O Senhor Helington?

DR. CRISTINO: Isso, que chega aqui, que ninguém nem sabe de onde ele vem, qual a origem dele. Porque tem dinheiro é candidato a prefeito, então qualquer pessoa que tem dinheiro pode chegar aqui, se candidatar e se eleger a prefeito, isso é uma vergonha, uma vergonha pra nós que moramos aqui, para povo de Araioses, e o povo é o responsável por tudo isso que está acontecendo.

Então estou levantando essa bandeira, querendo ver se o povo acredita nas pessoas que moram aqui, que convivem aqui e sabem nossos problemas. Estas são as minhas principais motivações.

BLOG: Dr. Cristino desde quando houve expressamente a divulgação desse grupo, começou a se especular muitas coisas, a gente houve nas esquinas, nas praças, nas ruas em gerais, e por agora as pessoas estão começando a analisar o grupo sob muitos pontos possíveis. Mas na sua perspectiva quais são os pontos fortes e os pontos fracos?Eu queria adiantar que eu fiz essa pergunta aos demais, e eles não observaram ainda pontos fracos.

DR. CRISTINO: Ponto forte é esses que acabei de falar e existem mais ainda alguns outros que poderia enumerar, mas o principal é esse ai. E pegar uma pessoa que tenha vontade de desenvolver Araioses, porque eu não penso só na saúde, tem a Agricultura que é muito importante, e eu tenho um projeto para alavancar a agricultura nas margens do Rio Magú. E o ponto fraco é o dinheiro, porque em Araioses todos nós sabemos que política se faz é comprando votos, e nós, nosso grupo não tem dinheiro pra comprar votos, esse é um grupo que veio com a finalidade de orientar as pessoas para votarem numa pessoa que conviva em Araioses e conheça os seus problemas, que tenha identidade, se identifique com o povo araiosense, com a pobreza e com a situação em que Araioses vive atualmente. Então o ponto fraco é realmente o dinheiro, só isso, porque se tivéssemos dinheiro não tinha nome melhor que os nossos, mas o povo gosta é de vender. Negociar o voto.

Você vê ai um monte de vereadores correndo atrás desse cara do posto rapaz, isso é vergonhoso, ainda tem muita gente que vota em um vereador desses, em um candidato desses. E se vota no cara que veio porque esta fazendo festa, churrasco, almoço e etc. É uma coisa até pra Justiça tomar providencias.

BLOG: Como já se começou falar sobre a questão do dinheiro, antecipo então o tema que pretendia falar mais tarde e lhe pergunto. Sabendo que as eleições em Araioses é uma das caras da região e nenhum candidato fala em pouco dinheiro, senão em cifras de milhões. O grupo está preparado para o aporte financeiro de uma eleição em Araioses, pelo menos com o mínimo para revelar os projetos?

DR. CRISTINO: Com o mínimo necessário está. Uma campanha que necessita de transporte para se locomover para as comunidades, para participar de palestras e conversar com o povo, algum material de propaganda etc. Para isso ai, o recurso existe. Agora nós não temos dinheiro é pra comprar voto, pra sair dando tanto pra seu fulano, tanto pra cicrano, e chegar à casa do individuo que tá com o cartaz na porta e ai oferecer tanto tirar, isso ai nós não vamos fazer, nós não temos condição. O povo vai votar de acordo com a sua consciência em qualquer um de nós que participa desse grupo, nós não temos vontade de ser prefeito apenas pelo status, não é isso, nós temos uma projeto a cumprir, teremos um programa para realizar que será elaborado,e pra isso nós não temos a vaidade de querer ser prefeito, vamos mandar fazer uma pesquisa com esses nomes,pra ver qual dos nomes é o mais aceitável.Por exemplo,eu vou participar da pesquisa,se eu não for o preferido não tem problema,isso ai foi uma questão que eu levantei,porque cada um queria ser o candidato,e quanto mais se divide,mais se perde,nós juntamos pra somar,então o povo vai escolher dentre esses o melhor.E o melhor será o candidato a prefeito e o segundo colocado será a vice,e os outros vão trabalhar em conjunto,unidos pra nós vencermos a eleição.

BLOG: Esse é sem dúvida o principal questionamento, é o motivo dos grandes debates, acredito, que já entre os nossos leitores e as pessoas que discutem política em Araioses, embora estejamos bem antecipados as eleições é importante que haja essa discussão já agora, e o senhor tocou nesse ponto da união, e o que eu observo é que ha uma desconfiança se esta aliança se manterá. Sempre que eu sou parado por alguém, é para questionar se acredito na manutenção dessa união, por isso eu fui muito incisivo com os demais membros do grupo, quando tratei desse assunto,porque era uma questão que eu trazia já dos nossos leitores, trazia da rua. Então eu quero saber do senhor, há alguma possibilidade, da sua perspectiva, esse rompimento acontecer?

Falou-se no encontro com os demais pré-candidatos em lealdade, pacto, honra e compromisso, mas a historia nos ensina que até os grandes contratos são quebrados. Então, falando hipoteticamente, caso o seu partido venha impor uma candidatura própria ou senhor venha a ser convidado a compor um grupo maior, ser vice de um grupo mais forte, há alguma possibilidade do Dr. Cristino deixar este grupo?

DR. CRISTINO: Não, a minha resposta é não. Eu não serei candidato por conta própria, porque se assim eu quisesse, eu não teria feito a proposta para os outros colegas, de nos unirmos e fazermos uma pesquisa para saber dos cinco, quem seria os melhores, quem seria os apontados pela população. Então eu não vou pra lado nenhum, eu não vou ser candidato à vice, nem a coisa nenhuma, cargo político nenhum, com outro grupo, serei a qualquer cargo neste grupo, com essas pessoas, com outro grupo eu jamais serei, principalmente porque eu estou levantando uma bandeira de o candidato ser daqui da cidade,more aqui na cidade,conviva aqui,eu não sou filho de Araioses,mas já vou fazer 27 anos aqui agora no mês de Julho,já tenho uma vida aqui,me considero araiosense,gosto daqui e por isso que eu vivo aqui.Eu levanto essa bandeira de termos um prefeito da cidade de Araioses,do município de Araioses,e os que estão ai se apresentando nenhum é de Araioses,você pode enumerar; não vai ver um de Araioses,um que more aqui. Não tem nenhuma exceção, não tem nenhum, nós somos ficha limpa, nós do grupo somos ficha limpa, e não somos de fora, somos daqui e desejamos o bem do povo de Araioses.

BLOG: Muito bem. Eu acho que falo em nome dos meus leitores, principalmente de grande parte da sociedade Araiosense, quando digo: O senhor diz que se sente araiosense, acho que nós também sentimos que o senhor é araiosense, e queremos que o senhor continue por aqui, o senhor faz parte da historia de muita gente, muita gente nasceu por suas mãos, muita gente foi acompanhado e cuidado pelo senhor. Mas eu queria trazer outra questão que eu também trouxe no encontro com os demais. Os senhores estão dizendo que vão fazer uma pesquisa e que até lá todos são pré-candidatos e saindo a pesquisa se transferiria os eleitores dos demais para os escolhidos. Mas a gente sabe que pela experiência política não só de Araioses, mas do Brasil, isso nem sempre funciona. Não há certo risco de haver uma confusão na cabeça dos nossos eleitores menos esclarecidos politicamente, de não entenderem essa composição que está acontecendo? Eu queria acrescentar também que é natural que as pessoas não sigam grupos e sim a líderes, dessa forma o senhor não considera perigosa essa indefinição e a demora na pesquisa um entrave que impedirá os senhores crescerem como um grupo?

DR CRISTINO: Não, essa pesquisa para a definição do candidato, será feita durante esse ano ainda, agora nós não podemos nos precipitar,porque nós temos a reforma política que está saindo,não sabemos nem se vai ter eleição agora no próximo ano,a partir da próxima semana vai se desenhar a reforma política e a gente vai ter mais ou menos uma ideia de como vai ser,mas eu acredito,até porque nós temos, de acordo com a reforma política,o numero de partidos deverá ser mais reduzidos,de acordo com o que estão propondo,e o vereador não vai ter coligação.E lá em baixo como se diz na proporcional,só na majoritária,outros dizem que não querem nem na majoritária,o que tão querendo é acabar com os pequenos partidos,ai o que acontecer,nós temos que nos definir até final de setembro deste ano, prazo final de filiação nos partidos pra poder concorrer a eleição do próximo ano. 

Essa pesquisa eu tenho em mente que nós temos que faze-la até o final de setembro,nós temos que está com o nome dos candidatos já definidos,ai a outra pesquisa do outro ano,já é pesquisa eleitoral. Essa pesquisa não é eleitoral, é uma pesquisa pra gente saber quem do grupo teria condições de sair como candidato. Essa pesquisa sairia já este ano até setembro, é minha opinião, também isso ai nós ainda não conversamos, não foi debatido entre o grupo e cada qual vai ter a sua opinião sobre quando fazer. Mas em minha opinião seria assim, ainda esse ano, até pra que a gente pudesse se preparar melhor.

BLOG: Até para analisar esses pontos que foram colocados. A sociedade precisa já começar a se colocar diante das opções e propostas.

DR. CRISTINO: Exatamente.

BLOG: O senhor disse que existem os valores mínimos para os senhores exporem a sociedades os seus projetos, mas em Araioses a política não funciona exatamente assim, há um apelo econômico muito grande, as negociações são muito acirradas, todos vêm com muito dinheiro e discurso afiado, porque o senhor considera que a população dará este voto de credibilidade aos senhores ao invés de outros grupos?

DR. CRISTINO: O povo apesar dessa folia, desse oba oba,desses candidatos que tem dinheiro,a minha impressão e pelo o que eu tenho conversado com as pessoas,o araiosense esta cansado disso, eles vão no oba oba,vão na conversa e tal,mas esperam e depois não aparece nada,o município fica em pior situação cada vez mais,então agora é a vez do povo experimentar uma pessoa seria que queira trabalhar pelo município e que não venha aqui dar churrasco,nem cachaça pra ninguém,vem com intuito de trabalhar e ajudar as pessoas a viverem melhor.

BLOG: O senhor acredita em um sentimento de independência ocasionado pelo cansaço de varias administrações de gestores sem identidade com o município?

DR. CRISTINO: Com certeza, o povo há de entender que continuar na mesmice não dá, já chega, já foram experimentadas as pessoas de fora, vamos atrás de quem queira aqui na cidade, que é até vergonhoso, alguns amigos da gente perguntam se em Araioses não tem homem, não tem pessoas de bem pra mandar na própria cidade, pra ser prefeito da cidade, porque todo mundo de fora vem aqui e ganha eleição, ai a gente tenta explicar pra essas pessoas que perguntam, que quem faz isso é o dinheiro, e às vezes não é nem tanto o dinheiro, é a conversa que é demais, o oba oba,a zuada e o povo gosta muito de folia e que não vota perdido,onde ele ver o negocio animado ele vai pra lá,porque pensa não vou votar naquele,se eu votar aqui eu vou perder. E perde a eleição do mesmo jeito, pois pior do que perder eleição é ficar na situação onde Araioses se encontra atualmente, é muito pior do que perder eleição. Então vamos parar com essa situação.

BLOG: Existe uma máxima popular que diz que santo de casa não faz milagre. E de fato nós temos assistidos aqui em Araioses que as pessoas tendem a valorizar muito o que é alheio às nossas fronteiras, o que vem de fora. Então parece que tem uma cultura estabelecida em nosso município. O senhor acha que o grupo está suficientemente pronto, com o discurso na ponta da língua para liderar uma nova consciência e enfrentar políticos experientes?

DR. CRISTINO: Sim, uma nova consciência, e tirar o povo dessa avalanche de falácias, avalanche de dinheiro. Qualquer pessoa chega aqui e distribui dinheiro, isso ai é uma vergonha para nós que vivemos aqui em Araioses. No final das contas você ver, estamos finalizando um mandato praticamente e não tem nenhuma obra significativa desse governo ai, tem aquele ponto de moto táxi ali e tem os índios lá na Água fria, a única coisa, o ponto dos moto táxis é inclusive até feito com material do estádio. Então nós com esse intuito de resgatar a dignidade do araiosense e elegermos uma pessoa daqui, se essa pessoa não for bem ao seu mandato se esquece, e vamos procurando outras pessoas do município de Araioses, pessoas daqui, filho daqui, e vamos terminar chegando ao ideal.

BLOG: Dr. Cristino acredito que o medo do araiosense é a questão do teste, porque Araioses tem sido um campo de teste durante toda a sua história.

DR. CRISTINO: Então vamos testar os daqui, não vamos testar os de fora. Os de fora não tem interesse em fazer nada aqui, vem aqui único e exclusivamente investir o dinheiro que já esta no bolso, investir pra tirar com juros e correção monetária e juros muito altos, porque o individuo chegar aqui com 8 ou 10 milhões ,ele vai passar os 4 anos,e o salário de prefeito não vai dar pra cobrir esse numero.Então meu amigo, qual o interesse que o cara tem de chegar aqui e investir esses milhões? É roubar, é o único e exclusivo caminho do roubo e da corrupção.

BLOG: Eu gostei muito da sua afirmativa quando o senhor diz que é preciso testar os candidatos daqui e que Araioses tem virado um verdadeiro campo de teste. Mas o senhor acha que o próprio araiosense está preparado para ter um prefeito da própria terra, convivendo com este o seu dia a dia, embora isso seja exatamente o ideal?

DR. CRISTINO: Está preparado, até porque já tivemos pessoas daqui, que fizeram um bom trabalho e trabalharam sem dinheiro, um caso é o Vicente de Paula Moura, que foi candidato sem dinheiro na primeira eleição dele, tinha o favorecimento da prefeitura, que o prefeito ajudou, mas na segunda eleição ele entrou pobre e ganhou a eleição,entrou sem dinheiro e foi só o povo mesmo que quis mesmo,então quando o povo quer, muda.

BLOG: Então o senhor tem essa perspectiva de que se é pra testar, vamos testar os daqui, o senhor acha que o povo não tem nada a perder?

DR. CRISTINO: Com certeza não tem nada a perder, porque a pessoa é daqui, ele tá encontrando com ele na rua todo dia, conversa com ele, conhece a sua história, e são pessoas que não vão se esconder do povo, não vão fazer reuniões a meia noite, vai ter que dar seu expediente na prefeitura, quando estiver na cidade é para trabalhar junto com o povo.São pessoas humildes,as pessoas que eu estou lhe falando aqui que são pré candidatos,que preitearão isso ai,todos nós somos humildes,não tem nenhum filho de papai e nem cara que pensa no que é ruim,só se pensa no que é bom para Araioses,eu tiro por mim.E desde quando eu cheguei aqui que eu tenho vontade de fazer alguma coisa além do meu trabalho,de fazer mais alguma coisa pelo povo de Araioses.Não sei se vão me dar essa oportunidade dessa vez,mas eu estou pleiteando e gostaria que o povo fosse junto.

BLOG: Dr. Cristino muito obrigado. Eu queria dizer que saio daqui com uma ótima impressão, o grupo me transmite muita confiança e eu espero que de fato se consolide como mais uma força, aliás, eu digo até como a única força legitimamente araiosense. Obrigado pela entrevista. 

DR. CRISTINO: Obrigado a você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...