Exonerada a pouco menos de um mês do cargo de Secretária Municipal de Assistência Social, Marilia Gonçalves é filha do atual prefeito Cristino Gonçalves. E sua demissão foi tida como uma retaliação ao genro presidente da câmara Elson do Dadá, e punição à filha por ter preferido ficar ao lado do esposo, que representa um dos principais nomes da oposição ao governo Cristino.
Marilia manifestou ao blog a preocupação pela memória e preservação de todo o trabalho que vinha sendo desenvolvido. E tudo o que já havia sido realizado. Para que não houvesse retrocessos diante de conquistas e projetos importantes à sociedade em curso não parasse.
Em nota pública, a ex-secretária deixa uma mensagem a todos os araiosenses e colaboradores da secretaria e no final apresenta um relatório, que publicamos na integra, sobre todas as atividades desenvolvidas ao longo de sua gestão no período de janeiro a julho de 2017.
Olá população Araiosense, venho através deste relatório de gestão, colocar visível os trabalhos desenvolvidos durante minha gestão enquanto SECRETARIA DE ASSISTENCIA SOCIAL do município de Araioses-MA. Diante do desmonte que estão tentando enfaticamente passar, venho me pronunciar no intuito de responder e prestar conta das minhas ações, diretamente aos atores que de fato merecem saber: Vocês POVO ARAIOSENSE. 
Durante os 6 meses que fui gestora da pasta da Secretaria Municipal de Assistência Social, trabalhei com o objetivo e comprometimento em desenvolver a política de assistência social no município, para que os Programas, Projetos, Serviços e Benefícios fossem ofertados de forma honesta, com qualidade e principalmente a quem necessita, sempre primando a humildade nas relações interpessoais! Legado que deixei e fui reconhecida por todos que ali trabalharam na minha gestão.
Como secretária engajei sempre em solucionar as dificuldades encontradas na gestão. Como é de conhecimento de toda população a gestão administrativa tem enfrentado vários desafios e problemáticas que ainda não foram sanadas. Um dos principais desafios que encontrei em maior complexidade, foi o apoio da administração em alguns aspectos que aqui não desejo citar, e problemas com a organização da administração licitatória: (Que ocasionou o atraso de funcionamento dos serviços, equipagem dos núcleos e etc.). Uma Secretaria, como alguns ou quase todos sabem, necessita de um bom relacionamento com a administração para que seus serviços saiam da maneira mais satisfatória e saudável para todos! E se essa relação não for sadia, quem é prejudicado? Os usuários, os “dependentes” desta secretaria!
Sai de cabeça erguida e ciente do trabalho que fiz e mais ciente ainda da força de vontade que tive de realizar um trabalho digno aos mais carentes.
Todos que me conhecem sabem do que fiz e muito mais do que eu queria fazer! Não retratarei aqui de fofocas, fuxicos e falsidades que sempre existem, mas que para mim foi inédito! Só desejo a todos os funcionários PARCEIROS que continuem com seus trabalhos decentes e que a SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL almeje os verdadeiros ideais!
Um grande abraço à todos vocês!
MARÍLIA GONÇALVES DE ARAÚJO
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTENCIA SOCIAL DE ARAIOSES
RELATORIO SINTÉTICO DE ATIVIDADES/AÇÕES REALIZADAS DE 
JANEIRO A JULHO DE 2017
·         Planejamento Financeiro:
- Definição das Receitas do FMAS
 
- Definição de Despesas para os gastos com os recursos federais
 
 
·         Habilitação da gestora junto ao Banco do Brasil   para movimentação das contas do Fundo de Assistência;
·         Definição e organização da equipe de RH (CRAS, CREAS, SCFV, Cadúnico/Bolsa Família e Órgão Gestor) 
·         Reuniões periódicas com coordenadores dos serviços socioassistenciais;
·         Reuniões periódicas com equipe do Cadastro Único;
·         Levantamento das necessidades dos serviços socioassistenciais (órgão gestor, SCFV, CRAS E CREAS);
·         Elaboração dos Termos de Referência e encaminhamento a CPL (Comissão Permanente de Licitação);
·         Elaboração do Organograma da secretaria de assistência social para a minuta da lei de estrutura municipal;
·         Atualização do CADSUAS (CRAS, CREAS, SCFV, CADUNICO, CMAS, Órgão Gestor, FMAS) com dados da nova gestão do SUAS  municipal;
·         Atualização e reativação dos membros do CMAS e CMDCA conforme a lei municipal dos respectivos conselhos;
·         Participação em Eventos das SEDES:
- Programa Criança Feliz
 
- Cofinanciamento Estadual
 
- Reunião da CIB
 
- Reunião da Vigilância socioassistencial 
 
 
·         Estruturação dos equipamentos de atendimento (Equipamento de informática, internet, material de expediente, equipamento de escritório):
- CRAS
 
- CREAS
 
- CADÚNICO/BOLSA FAMILIA
 
- Órgão Gestor
 
- CMDCA
 
- CMAS
 
- Conselho Tutelar 
 
 
·         Implantação e estruturação da sede própria dos conselhos CMDCA, CMAS E CMI;
·         Conserto de 04 motocicletas para atender demandas da SEMAS;
·         Manutenção do carro da SEMAS;
·         Capacitação da equipe do Cadúnico/Bolsa Família;
·         Eventos de mobilização para entrega do cartão Bolsa Escola do estado;
·         Capacitação das equipes de referência da Proteção Especial e Básica;
·         Capacitação da Equipe do SCFV;
·         Captação de recurso: 
- Solicitação de cofinanciamento junto a SEDES para os Benefícios Eventuais;
 
- Solicitação junto ao MDS para construção de 02 CRAS e equipamentos; construção de 01 Centro de convivência; 
 
- Solicitação junto ao MDS de projeto voltado para mulheres vítimas de violência doméstica;
 
 
·         Informatização dos fluxos de informação e gerenciamento do órgão gestor (sistema DATARH e sistema de controle de estoque); 
·         Informatização do CRAS e CREAS com implantação de sistemas personalizados (DATACRAS E DATACREAS);
·         Regulamentação da Gestão do CRAS, por meio da Portaria nº 01/2017
·         Regulamentação da Gestão do CREAS, por meio da Portaria nº 02/2017
·         Preenchimento e Aprovação do Plano de Ação 2017 para cofinanciamento do governo federal; 
·         Preenchimento do Plano de Ação Financeiro das Ações do AEPETI de 2017 para cofinanciamento do governo federal;
·         Realização da VIII Conferencia Municipal de Assistência Social;
·         Realização de mobilização para recadastramento dos beneficiários do PBF, na sede e nos povoados; 
·         Regulamentação dos membros dos conselhos e comitês gestores, através de portarias municipais (CMAS, CMDCA, CRIANÇA FELIZ );
·         Realização da parceria com o poder judiciário para realização dos projetos: Curso de Adoção; Maria da Penha vai as Escolas; Projeto Reviver para usuários de drogas ilícitas; Araioses no combate ao trabalho infantil; Araioses contra o Abuso e exploração sexual; Projeto mês LILÁS: DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES.
·         Realização da 1º audiência pública sobre abuso e exploração sexual
·         Elaboração e implantação da família acolhedora;
·         Atualização cadastral do PBF, dos usuários em bloqueio de benefício;
·         Implantação dos centros de convivência João Perez, Canarias, Carnaubeiras e Conceição;
·         Definição para implantação do CRAS em Carnaubeiras;
·         Capacitação dos membros do CMAS sobre controle social e Bolsa família;
·         Reuniões regulares com os conselhos CMDCA E CMAS, (Ordinária e extraordinária); 
·         Planejamentos com os coordenadores com orientação sobre a elaboração do plano de ação CRAS E CREAS;
·         Alimentação dos sistemas da REDESUAS (SIMPETI, SISC e RMA)
·         Implantação da coordenação das ações de estratégicas do PETI;
·         Elaboração do Plano das Ações Estratégicas do PETI;
·         Organização e orientação dos suplentes do conselho tutelar conforme o regimento interno, através do CMDCA; 
·         Elaboração da minuta da Lei do SUAS municipal, conforme o pacto de aprimoramento;
·         Elaboração da minuta da Lei da Estrutura Administrativa do órgão gestor, conforme o pacto de aprimoramento;
Imagens Daby Santos