Páginas

Magalu

terça-feira, 18 de março de 2025

Abandonada por sucessivas gestões, moradores do povoado Taperas pedem socorro ao governo do estado para tirar comunidade do isolamento

Por Marcio Maranhão
O ônibus escolar passa com dificuldade e a ambulância por mais de uma vez teve que ser socorrida pelos próprios moradores para completar sua missão. Sem nenhuma resposta do prefeito Neto Carvalho sobre a situação da estrada da comunidade, moradores estão pedindo socorro ao secretário de estado Marcio Machado, para saírem do isolamento.

O vereador César Machado esteve na comunidade e prometeu levar a demanda dos moradores ao governo do estado, na pessoa do secretário da SEGOV – Secretaria estadual de Governo.

MUNICÍPIO OMISSO
Em época de eleição, o povoado é visitado por todos os candidatos. E, embora, esteja localizada entre o importante colégio eleitoral de João Peres e a sede do município, menos de quatro quilômetros, 10 minutos de carro ou moto, menor tempo é levado, seja quem for o eleito, para esquecer dos eleitores que ali moram.



O trecho de estrada vicinal é de apenas um quilômetro e meio. E serve tanto à própria comunidade, quanto à ilha da Manga, que tem na estrada seu principal acesso à sede, e ao povoado Jussara, que não possui estrada própria para veículos, apenas um acesso de areia. Além de muitos moradores de João Peres, que diariamente se deslocam até a comunidade para buscar água, por essa apresentar excelente qualidade.

UM PASSADO DE PROGRESSO E UM PRESENTE DE ABANDONO
Em 1767, Araioses era somente uma povoação, contando com pouco menos de 50 casas, mas segundo nos conta a historiadora Sebastiana Monteiro, em seu livro de memórias, foi nessa época, por ocasião da visita do governador do estado, que Araioses deu seus primeiros passos para se tornar uma vila e mais tarde um município independente.

E tudo isso, porque o governador ficou impressionado com o desenvolvimento da então aldeia, que já possuía comercio forte e uma das primeiras indústrias de toda a região: a fábrica de tecidos em Taperas.

Do período próspero do povoado, que motivou o governador do maranhão a elevar Araioses a condição de Vila, só restaram alguns casarões, a capela de 1949 transformada em Museu Sacro, muitas histórias de fortuna e fartura. Contratando com a dura realidade do presente: abandono e descaso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...