Páginas

Magalu

quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

FOI UM SUCESSO. Vaquejada do Parque JP, em três dias atraiu mais de 15 mil espectadores


Em sua primeira edição, a vaquejada do Parque JP Show foi um verdadeiro sucesso de público e competidores, além de ter contribuído com a economia do município com seus mais de 15 mil visitantes, nos três dias que se seguiram o evento.

Bem localizada, com realização em data estratégica, uma excelente estrutura e altíssima aceitação do público, o evento tem tudo para despontar como a maior manifestação cultural do gênero no município de Araioses e figurar como uma das melhores do estado, ao lado de outras vaquejadas de sucesso como as já tradicionais de Chapadinha e Barreirinhas.



Com edição durante os festejos de São Sebastião, festa religiosa que se tornou um grande festival cultural do município, com os mais diversos eventos acontecendo tudo ao mesmo tempo, durante dez dias: missas, leilões, campeonatos de futebol, futsal, serestas, escolha da Miss Gay, festa do Rock, bailes funk e grandes shows de forró, além de barraquinhas com comidas típicas e os tradicionais botequins com vendas de comidas e bebidas (tradição prejudicada este ano em razão da atuação da prefeita, que proibiu os comerciantes de colocarem as barracas no local onde tradicionalmente se instalam todos os anos).

O que é vaquejada?

A vaquejada é uma atividade cultural no nordeste do Brasil, provavelmente de origem mexicana, conhecida por alguns como um esporte em que dois vaqueiros a cavalo devem puxar uma vaca pelo rabo entre dois limões no parque de vaquejada. Popular na segunda metade do século 20, começou a ser questionado por ativistas dos direitos dos animais na década de 2010 devido à possível crueldade com o gado. Em decisão proferida em 6 de outubro de 2016, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou inconstitucional a lei cearense, que visa disciplinar o esporte como atividade cultural, sob o argumento de que as expressões culturais não se sobrepõem ao direito de proteger o meio ambiente, contida no artigo 225º da Constituição da República. Seguindo-se a decisão do STF de tornar inconstitucional a vaquejada, o Congresso aprovou emenda constitucional permitindo a prática da vaquejada e definindo alguns direitos e deveres a serem seguidos, visando, também, o bem-estar animal.

A Associação Brasileira de Vaquejada (ABVAQ) estima que mais 4 mil eventos são realizados em todo o país por ano. Segundo a ABVAQ, a prática foi modernizada e autorregulada para proteger a saúde de vaqueiros e animais. Por exemplo, a introdução de protetores de cauda é uma das medidas preventivas para o gado para evitar danos à saúde do animal. O dispositivo é uma cauda artificial feita de malha de nylon que é presa à base da cauda do boi e cobre a cauda.

Para o organizador do evento, Gilvan Braga, a primeira edição da Vaquejada do Parque JP Show, superou as expectativas e prometeu novidades para a próxima edição em janeiro de 2024. Nas redes sociais, Gilvan ainda agradeceu a presença de todas as pessoas que foram prestigiar a festa, a participação de todos os vaqueiros, patrocinadores e colaboradores do parque.

A primeira Vaquejada do Parque JP Show teve o apoio do Governo do Estado do Maranhão e do subsecretário estadual de educação Marcio Machado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...