Páginas

Magalu

quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

Lula reforça incentivo à indústria em abertura da produção de elétricos da GM no Brasil

Em cerimônia que simboliza o avanço desse tipo de veículo no país, presidente destacou que estímulo ao setor automotivo reflete em dados positivos da economia brasileira
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta quarta-feira, 3 de dezembro, da cerimônia que marcou o início da produção de veículos elétricos da General Motors no Brasil, em Horizonte (CE). O modelo que inaugura a etapa é o Chevrolet Spark EUV, utilitário esportivo lançado este ano no país. O evento ocorreu no Polo Automotivo do Ceará, onde será a produção local dos veículos elétricos.
O Brasil tem um mercado interno muito grande. E o que nós precisamos é produzir carro para vender para o povo brasileiro. Temos que garantir que o povo brasileiro tenha o direito de andar num carro bonito. É para isso que a gente trabalha, para ter acesso às coisas que a gente produz”, declarou o presidente.
Lula destacou que o Brasil já tem 53% de energia renovável, enquanto países desenvolvidos querem chegar a 40% em 2050. “É por isso que é importante o carro elétrico, é por isso que é importante a decisão da GM vir para cá, para a gente poder mostrar que este país não deve nada a ninguém”, disse.

O presidente Lula também ressaltou que os incentivos à indústria promovidos pelo governo refletem em dados positivos da economia brasileira. “Nós temos hoje a menor inflação acumulada em quatro anos. Hoje nós temos o maior crescimento do salário mínimo. Hoje nós temos o maior crescimento da massa salarial. Hoje nós temos o menor desemprego da história desse país. E hoje nós temos o menor índice de pobreza de todos os 525 anos desse país. Por uma razão muito simples, o dinheiro está chegando na mão do povo”, relatou.

ESTÍMULO — Para o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, o anúncio reforça a cadeia automotiva nacional e estimula a mobilidade sustentável no país. Ele lembrou que essa é a terceira fábrica automobilística que o presidente Lula reabre. “Quando o presidente Lula assumiu, a indústria automotiva estava em crise. Inúmeras fábricas fechadas e uma enorme ociosidade. O presidente lançou, logo no início, o carro patrocinado para estimular as vendas. Num único dia foram vendidos 29 mil veículos”, disse. “E o presidente lançou a Nova Indústria Brasil (NIB). E essa nova indústria está aqui representada. É uma indústria inovadora”, completou Alckmin.

AMPLIAÇÃO — No mesmo evento, foi confirmado que o Chevrolet Captiva EV também será produzido na unidade a partir de 2026. O anúncio ocorre no ano em que a GM celebra 100 anos de suas operações no Brasil. “Trazer a produção do Spark EUV e do Captiva EV para o Brasil é um passo coerente com tudo o que defendemos para a indústria nacional: competitividade, tecnologia e visão de longo prazo. O país tem capacidade, escala e talento para avançar na eletrificação, desde que os movimentos sejam responsáveis e alinhados ao estágio do mercado”, afirmou o presidente da GM América do Sul, Santiago Chamorro.
MOVER — Para estimular a indústria automobilística, o Governo do Brasil lançou o programa de Mobilidade Verde e Inovação (Mover), que promove a expansão de investimentos em eficiência energética, inclui limites mínimos de reciclagem na fabricação dos veículos e cobra menos impostos de quem polui menos, criando o IPI Verde. O programa disponibilizará R$ 19,5 bilhões para estimular a inovação, a indústria verde, a descarbonização da frota automotiva, além de carros melhores e a preços menores.

INVESTIMENTOS — Neste ano, o Brasil atingiu R$ 130 bilhões em investimentos anunciados pelas empresas automotivas, demonstrando a confiança delas no país.

Violência contra mulher não pode ser naturalizada e exige ampla mobilização, diz ministra

Números da violência são estarrecedores, diz ministra das Mulheres, Márcia Lopes, em entrevista à Voz do Brasil desta quarta (3), ao lembrar que os casos de feminicídio em 2025 já chegam a 1.177. Quase 2 mil denúncias de situações de violência são recebidas por dia no Ligue 180
Cerca de 2 mil denúncias são recebidas por dia no Ligue 180 com uma ocorrência de violência contra a mulher, são denúncias desde uma agressão menor até estupros, tentativas de violência física, violência política, violência patrimonial. No ano passado, 1.492 casos de feminicídio e mais de 3.800 tentativas foram registrados. Neste ano o número já chega a 1.177. Os dados foram divulgados pela ministra das Mulheres, Márcia Lopes, em entrevista à Voz do Brasil desta quarta-feira (3/12).

Para a ministra, os dados são estarrecedores e fazem parte de uma cultura que vem se estabelecendo na história da sociedade. "Então, não podemos, jamais naturalizar essa situação, como parte da sociedade acaba fazendo ao longo dos anos", destacou.
É inacreditável essa cultura, quase que incorporando a violência como um ato normal de uma relação, pelo machismo, pela misoginia, por tudo aquilo que a gente tem historicamente na sociedade", acrescentou a ministra.
A ministra destacou também a importância dos estados e municípios, de o assunto ser debatido dentro de todos os espaços, para todas as idades. "Eu já fui pra 18 estados nesses seis meses de trabalho à frente do ministério, falando com governadores, com prefeitas e prefeitos, tenho solicitado que as entidades municipalistas chamem todos os prefeitos e prefeitos, porque eu quero me encontrar com eles. Porque eu tenho dito: se cada gestor falasse todo dia neste município. Isso já mudaria muito", pontuou Márcia Lopes.

"Porque dialoga com as escolas, as unidades básicas de saúde, os Creas, as Câmaras de Vereadores. O município fala com as entidades, com as igrejas, e é isso que a gente precisa: entender que essa questão da violência contra a mulher é uma questão histórica, é uma questão da sociedade, de muita responsabilidade de todos, como disse o próprio presidente, de entender o que está acontecendo com os homens quando nos defrontamos com uma situação, qualquer situação de violência que seja, da mais simples à mais grave, que é o feminicídio", explicou.

Ao citar Lula, a ministra faz referência ao compromisso assumido na manhã desta quarta em cerimônia no Ceará, onde o presidente prometeu se engajar em um movimento pelo enfrentamento da violência de gênero. "Eu, Luiz Inácio Lula da Silva, 80 anos de idade, vou liderar o movimento dos homens que prestam nesse país para que a gente possa defender as mulheres brasileiras", afirmou o presidente Lula.

Agência Gov

“Paço do Lumiar virou o centro das atenções”, comemora moradora ao parabenizar Governo do Estado por entrega do Sinee Viva/Procon

Entrega do Sine e Viva-Procon em Paço do Lumiar - Foto: Divulgação
“Sou moradora há mais de 35 anos de Paço do Lumiar e estou muito feliz, porque essa parceria entre Governo do Maranhão e município trouxe um Sine e um Viva Procon para nossa cidade. Antes, éramos esquecidos e, agora, somos o centro das atenções. Não precisamos mais ir para outra cidade. Nosso município está se desenvolvendo e estamos muito felizes com isso”, comemora a luminense Nayra Santos sobre a entrega do segundo Sine Casa do Trabalhador e da primeira unidade do Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Viva Procon), no município, no último fim de semana.

Inaugurada pelo governador Carlos Brandão, a unidade, que contou com implantação e recuperação do prédio por responsabilidade da Secretaria de Estado de Governo (Segov), resolve um dilema antigo dos moradores da região, que precisavam se deslocar aos municípios vizinhos, como São Luís e São José de Ribamar, para realizar procedimentos básicos de garantia de direitos, como certidão de nascimento e carteira de motorista, por exemplo.

Agora, com a entrega, o Governo do Maranhão amplia a oferta de serviços de cidadania na região metropolitana, com a expectativa de mais de 600 atendimentos diários e, ainda, uma nova estrutura, além de atendimento ao trabalhador, oportunidades de qualificação e serviços de proteção ao consumidor.

“É uma entrega muito importante para o nosso município. Estamos muito felizes em receber tanto o Sine quanto o Viva Procon. É uma excelente entrega do nosso governador Brandão, onde vão ter vários serviços para a população, inclusive com cursos de capacitação, preparando as pessoas para o mercado de trabalho. Antes a gente tinha que ir até São Luís, mas hoje já podemos resolver na nossa própria região. São muitos serviços que vão ser oferecidos para a população, e é uma entrega muito valiosa para todos nós”, celebra Mateus Souza, também morador de Paço do Lumiar.

Resultado da parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho e Economia Solidária (Setres), e a Prefeitura de Paço do Lumiar, a obra contou, também, com mobiliário cedido pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).

Para o secretário de Estado de Governo, Márcio Machado, com a entrega dupla, a região será ainda melhor assistida, considerando outras ações do Governo do Estado na localidade, como o Restaurante Popular.
Entrega do Sine e Viva-Procon em Paço do Lumiar - Foto: Divulgação
“É uma obra de extrema importância. Vai contemplar uma região bem ampla e já com um restaurante popular nas proximidades. Foi um serviço de revitalização e construção do Procon feito com eficiência e celeridade, feito em quatro meses. Um padrão de qualidade estabelecido pelo Governo do Maranhão, que segue avançando com forca em prol do desenvolvimento de todo o estado”, destaca Márcio Machado.

Atendimentos
O horário de funcionamento do Sine Casa do Trabalhador e da Unidade Viva Procon será de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, com agendamentos on-line para evitar filas. Dentro do espaço, a população terá acesso a um espaço com: oferta de mão de obra (encaminhamento para vagas de emprego); habitação acertos do seguro-desemprego; orientação ao trabalhador; qualificação profissional (cursos, treinamentos e oficinas); apoio ao empreendedorismo (direcionamento para a economia solidária); e uma sala de treinamento direcionada para a formação dos trabalhadores. Para utilizar os serviços, basta documento de identificação (RG) e CPF.

Entre os serviços do Viva Procon estão: Balcão do Cidadão; Carteira de Identidade Nacional (RG/CIN); CTPS Digital (Carteira de Trabalho Digital); CIPTEA (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista); CPF (Cadastro de Pessoa Física); Detran-MA; e Atendimento de Defesa do Consumidor.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...