Por Marcio Maranhão
Se as coisas não estão boas na sede do município onde o prefeito e seus secretários moram e supostamente dão expediente, imagina nas comunidades mais remotas de Araioses, onde não se discute políticas públicas, lideranças são pagas para se calarem e necessidades básicas são ignoradas pelo governo.
Cana Brava, povoado que faz fronteira com Água Doce, foi muito visitada pelos políticos no período eleitoral, mas passado as eleições a comunidade com todos os seus potenciais e problemas tão explorados pelos candidatos, simplesmente foi esquecida.
Recentemente, pais e estudantes fizeram um apelo ao prefeito Cristino e ao secretário de educação para que colocassem um professor de matemática na escola Manoel Chandelles, a dois meses sem aula por falto de professor para a disciplina. Sem falar no estado precário em que se encontra a unidade, precisando de manutenções urgentes em toda a estrutura física do prédio, causando medo a estudantes, pais e profissionais que trabalham na escola, que temem que a qualquer momento uma tragédia, a muito anunciada, venha a recair sobre a comunidade em função do estado de ruína da escola.
![]() |
Festa das mães promovida por funcionários da escola e comerciantes locais |
Fora isso, ainda há que se falar das condições de ensino, sem apoio do próprio governo, grande parte das atividades da escola são mantidas pelos próprios funcionários e comerciantes locais, como a comemoração do dia das mães realizadas no dia 26 de maio, que sem a ajuda da comunidade não se teria realizado. Além da falta de insumos básicos para o funcionamento da escola, como materiais pedagógicos e manutenções de equipamentos como a máquina de xerox, que os próprios funcionários tiveram que fazer uma vaquinha para levar para o conserto, após serem informados pela secretaria de educação que o governo não teria dinheiro para o conserto. (Se o governo gastasse menos pagando pessoas para falar bem da administração e defender Cristino nas redes sociais, blogues e rádio, talvez sobrasse dinheiro para esses pequenos reparos).
Sobre o descaso na escola um professor, que para sua segurança não revelaremos o nome nos escreveu: “... não tem merenda e quanto tem não fazem por falta de gás ou por falta de material de limpeza, pois a pergunta é como vão lavar as panelas copos e colheres? Vergonha.
Os alunos são liberados antes do horário devido a falta da merenda na escola”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário