Por Marcio Maranhão
Em uma cerimônia modesta no domingo 18, enfim o Hospital Regional de Araioses é reaberto, cumprindo-se assim a principal promessa de Flávio Dino para o município e região.
Secretário Carlos Lula, subsecretária Karla Trindade, diretor geral do hospital, Remi Trinta, e diretora clínica Ivonete Beltrão na entrega da unidade de saúde. Em foto da inauguração em setembro de 2016. |
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), reabriu ao público nessa segunda feira 19, o Hospital Regional de Araioses. A unidade é fruto de uma parceria público-privada entre o Hospital Luzia Trinta e o Governo do Maranhão. Segundo reportagens anteriores do próprio governo estadual, o hospital está estruturado e equipada desde a última solenidade de entrega, ocorrida em 26 de setembro de 2016, e que na época só não começou de imediato a funcionar porque aguardava alvará da prefeitura municipal.
Incialmente operando com serviços ambulatoriais, consultas e exames especializadas como raio X, mamografia, ultrassonografia, fisioterapia e eletrocardiograma, o hospital deverá desafogar a unidade municipal e tirar um enorme peso das costas de Cristino, que mostrou aos araiosenses após chegar ao poder a sua pior face. Ainda não se sabe a razão do hospital reabrir com serviços abaixo da sua capacidade como prometido por Luciana e o governador em campanha, mas o certo é que alguma coisa já é mais do que o nada que temos experimentado com o governo municipal.
Em matéria anterior o Governo do Maranhão anunciou que o hospital atuará com cerca de 50 leitos 100% SUS, de acesso universal e gratuito, e oferecerá serviços de internação para clínica médica e obstetrícia, atendimento ambulatorial nas áreas de cardiologia, ortopedia, ginecologia e clínica médica, além de realizar exames laboratoriais e serviços de apoio diagnóstico. A unidade conta, ainda, com um centro de obstetrícia, auditório, copa e cozinha.

Atualmente, a rede assistencial existente na cidade tem sido insuficiente para atender a demanda da população, que recorre à região do município de Parnaíba, no estado do Piauí, em busca de atendimento. A unidade tem capacidade para atender ambulatorialmente mais de oito mil pessoas por mês, abrindo espaço para 247 internações mensais.
Por Marcio Maranhão
Com informações do Governo do Maranhão
Imagens extraídas da internet e de reportagens anteriores do Governo do Maranhão
Nenhum comentário:
Postar um comentário