Páginas

Magalu

quarta-feira, 16 de outubro de 2024

São Bernardo e Magalhães de Almeida acordam com CGU e PF na porta. Ano que vem poderá ser a vez de Araioses

GRUPO CRIMINOSO É SUSPEITO DE DESVIAR QUASE R$ 200 MILHÕES DE RECURSOS DO FUNDEB - O FUNDO DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DE VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO.

Ao todo, 78 policiais federais participam da 'Operação Nonsense', dando cumprimento a 20 mandados de busca e apreensão em São Luís e mais cinco cidades do Maranhão.
Por Marcio Maranhão
O novo normal de São Bernardo, que já recebeu a visita da Polícia Federal várias vezes este ano, sem falar em outros órgãos de fiscalização e controle como TCE e TCU, poderá ser a realidade do município de Araioses a partir de 2025, considerando que o município elegeu para comandar sua prefeitura o líder do grupo político do clã Carvalho, que já controla diretamente Magalhães de Almeida, São Bernardo, Santa Quitéria e indiretamente outros municípios da região.

São Bernardo é governado pelo filho de Neto Carvalho, Santa Quitéria pela esposa e Magalhães de Almeida pelo irmão; em comum, além da subordinação ao líder do grupo Neto Carvalho, esses municípios guardam o envolvimento nos maiores escândalos de corrupção do país, em especial na área da educação e saúde.

COM O CHEFE DO GRUPO ELEITO EM ARAIOSES, O QUE PODEMOS ESPERAR PARA OS PRÓXIMOS ANOS?

AOS FATOS DE HOJE:
A Polícia Federal e a Controladoria Geral da União (CGU) cumprem, na manhã desta quarta-feira (16), mandatos de busca e apreensão contra um grupo criminoso suspeito de fraudar o Censo Escolar Municipal de São Bernardo, através da inserção de dados falsos no sistema de matrículas do Ministério da Educação (MEC).

De acordo com a PF, a fraude ocorria com a inserção de dados falsos no sistema EducaCenso, do Ministério da Educação, visando ao recebimento de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica – FUNDEB.
Ao todo, 78 policiais federais participam da 'Operação Nonsense', dando cumprimento a 20 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Bernardo, Magalhães de Almeida, Paulino Neves, Luzilândia, Paço do Lumiar e São Luís, perante o Juízo da 1ª Vara Criminal da Justiça Federal de São Luís, além de outras medidas cautelares, como o afastamento do cargo dos agentes públicos envolvidos.

A investigação
A investigação aponta que houve um aumento expressivo na quantidade de alunos lançados na modalidade “Ensino de Jovens e Adultos”, desde 2017. O número corresponde a um aumento de 6.687%, de 2016 para 2017. Em outro período, percebeu-se um outro aumento, também expressivo, de 59%, de 2021 para 2022.

O município de São Bernardo responde pelo segundo maior acréscimo absoluto de matrículas na modalidade EJAI de 2021 para 2022 (2.516 matrículas), considerando-se todos os 5.570 municípios do país.

A CGU ainda realizou uma projeção dos valores recebidos de forma indevida, tomando como base o número permitido de matrículas na modalidade EJA, descartando os números que estão em desproporcional com a realidade, atingindo o valor de R$ 194.372.332,00.
Também estão sendo investigadas possíveis fraudes em procedimentos licitatórios e contratos, que teriam sido pagos com verbas do FUNDEB recebidas indevidamente.

Se confirmadas as suspeitas, os investigados poderão responder pelos seguintes crimes:
  • Inserção de dados falsos;
  • Peculato;
  • Organização criminosa;
  • Fraude licitatória;
  • Lavagem de capitais, dentre outros crimes.

COM INFORMAÇÕES DO G1 E IMIRANTE TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...