Abandonada pelo governador Flávio Dino e o prefeito Cristino, Polícia Militar de Araioses tem apoio somente do vice-prefeito Manoel da Polo, que paga do próprio bolso aluguel do quartel.
Por Marcio Maranhão
Após ficar sem energia elétrica e ser despejado do antigo prédio onde ficava o quartel por falta de pagamento de alugueis no início do governo do prefeito Cristino, a Policia Militar de Araioses foi abandonada tanto pelo governo estadual quanto pelo governo municipal, sendo socorrida pela sensibilidade do vice prefeito Manoel da Polo, que do próprio bolso vem pagando o aluguel de uma sede para a corporação, que ainda é humilhada pelo poder público, que não fornece nenhuma condição de trabalho digno a corporação, que paga a luz, a energia e muitas vezes até o combustível, tendo ainda que se valer da generosidade de alguns comerciantes da cidade.
Embora não seja constitucionalmente obrigação do município o pagamento do aluguel e outras despesas do quartel da PM, convencionalmente estas despesas sempre foram pagas pelo município, diante da omissão do governo do estado, a quem cabe a obrigação por dever legal.
Por se tratar de uma força que se dedica à segurança do município e sempre se colocou harmoniosamente a serviço dos gestores que por aqui passaram. O pagamento do aluguel nos parece uma contrapartida mínima do governo local aos que se dedicam a manter a paz e a ordem no município.
Mas o prefeito Cristino que não sabe o que é administração pública e tão pouco o significado de políticas públicas, não pensa assim. Nem sequer cobrar do governador esse cidadão foi capaz, o que coube ao vice-prefeito Manoel da Polo, que pela terceira vez esteve com o secretário estadual de segurança pública levando ao conhecimento da autoridade a situação do município. Em seu primeiro encontro com secretário Jefferson Miler Portela, Manoel reclamou do sucateamento dos veículos das policias militar e civil do município, e pediu que Araioses fosse lembrada na programação da secretaria, que entregaria novas viaturas nos meses seguintes. O que em julho e setembro acabou se concretizando com a contemplação do município com uma viatura novinha para cada força; civil e militar. Ainda assim, sem fazer nenhum esforço para conseguir, Cristino por inoperância e incompetência por pouco não perde a contemplação dos veículos, por não ter mandado nenhum representante oficial à solenidade de entrega das viaturas.
Sobre o quartel da PM - Araioses
![]() |
Vice-prefeito Manoel da Polo e secretário Jefferson Miler |
“Ainda neste mês de janeiro, voltarei a bater na porta do governador para pedir pela polícia de Araioses, a violência em nossa cidade tem crescido de forma assustadora, precisamos aumentar o número de policiais, precisamos dar melhores condições de trabalho a esses servidores que se arriscam por nós, precisamos de mais viatura e precisa com urgência de um quartel definitivo para a polícia”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário