Páginas

Magalu

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Vereador Wilson Miranda detona “diretor” da Rádio santa Rosa

A rádio funciona ao arrepio da Lei.“Diretor” pode ter cometido crime de falsidade ideológica.

oficio-santa-rosa
Cópia do ofício enviado a Câmara de Vereadores.
No discurso que fez sexta-feira (21), na Câmara de Araioses o vereador Wilson Miranda detonou a conduta do senhor Júlio Cesar Machado Pereira (César Machado), que se intitulando como “diretor” da Rádio Santa Rosa FM, mandou um ofício, em 13 de novembro, para aquela Casa Legislativa, dizendo que ele estava disponibilizando o “horário jornalístico” das 12:30 às 14:00 horas, de segunda-feira a sexta-feira, para que aqueles dessem entrevistas.
W M não gostou da ideia e detonou o “diretor” chamando-o de irresponsável e que ele estaria fazendo certo, se estivesse mandado dizer, que na Rádio Santa Rosa, as transmissão das sessões da Câmara de Vereadores, já poderiam ser transmitidas novamente, como já foi no passado, quando Daby Santos era quem conduzia a programação da emissora.
Disse também que o cancelamento das transmissões ocorreu com o objetivo de calar a boca dos vereadores, principalmente dos da oposição, e também de facilitar a eleição de um filho de César Machado para vereador nas eleições de 2016, que, se eleito, seria mais um puxa-saco do governo. Que a emissora é uma rádio comunitária, que não era propriedade de seu Marcio Machado.
César pode ter cometido crime de falsidade ideológica
O Blog tem uma cópia desse ofício que foi encaminhado a Câmara de Vereadores de Araioses. O Blog também tem informações de que, se forem verdadeiras, o Júlio Cesar Machado Pereira poderia ter cometendo crime de falsidade ideológica, já que ele nem sócio seria da entidade que coordena a rádio é, portanto não poderia assinar um documento oficial em nome dela.
Se não é sócio, nem diretor, César não pode assinar nada em nome da rádio. No ofício há pistas de que ele não sabe nem o nome da entidade que coordena a emissora, já que a chama de Rádio Comunitária Rio Santa Rosa, quando o nome correto da entidade não é esse.
A Associação Comunitária de Radiodifusão dos Amigos do Rio Santa Rosa é a entidade que detém os direitos de explorar o serviço de transmissão da rádio em Araioses. E para o bem da verdade, desde que Marcio Machado pôs suas mãos sobre ela, muitas irregularidades foram cometidas para que ele e um bom número de pessoas de sua família e afins fossem colocados de forma vitalícia no comando da associação.
Tudo começou quando ele fazia parte do governo de Zé Reinaldo ocupando um cargo, que depois foi defenestrado dele por está envolvido no esquema de desvio de dinheiro das estradas fantasmas, no qual foi condenado a cadeia e a devolver dinheiro ao erário público.
Nesse período, a entidade estava acéfala (o mandato da direção anterior estava vencido) e, espertamente, MC fez crer as autoridades a existência de uma assembleia geral que nunca houve, e nessa foram escolhidos a dedo, os nomes que faria parte da “nova diretoria”.
De lá até os dias de hoje os métodos foram repetidos sempre com o mesmo objetivo, o de Márcio Machado continuar como dono da emissora.
O mandato da última diretoria terminou em setembro deste ano e não se tem conhecimento de nenhuma convocação de assembleia para eleger nova direção. Se foi renovada o método deve ter sido o mesmo, o de assembleias fantasmas.
Santa Rosa FM funciona de forma irregular
O funcionamento da Rádio Santa Rosa vem ocorrendo ao arrepio da Lei. Entidade aberta a todos os seguimentos como é o legal nunca ocorreu. Conselho Comunitário que é obrigatório, onde participa dele as demais entidades representativas da cidade também nunca foi eleito. É esse Conselho que direciona o que deve ser feito na programação de uma rádio comunitária.
A rádio em si até poderia ter um Regimento Interno, como um corpo diretor só para a emissora, mas esse também para ser eleito, só por meio de assembleia geral, como o Conselho Comunitário e com atas registradas em cartório e comunicado ao Ministério das Comunicações.
O rádio ainda é o maior e melhor meio de comunicação popular. Uma cidade como Araioses precisa muito de uma emissora a serviço de seu futuro. Rádio Comunitária é do povo. Foram criadas para dar vez às comunidades que não tinham condições de ter rádios comercias de alto custo de aquisição e manutenção.
Araioses que foi comtemplada com a Rádio Santa Rosa não pode contar com o que é seu. Esse veículo está na mão de um particular, como se ele fosse patrimônio seu.
Claro que isso pode mudar. Como representante do povo que é o vereador Wilson Miranda pode tomar a iniciativa de abrir a caixa preta da Associação Comunitária de Radiodifusão dos Amigos do Rio Santa Rosa, entidade que coordena a rádio.
Pode começar levando ao conhecimento do Ministério Público Estadual e Federal o desrespeito à Lei que os “donos” da Santa Rosa vem praticando há vários anos.
Denunciar também a ABRAÇO – Associação das Rádios Comunitárias do Brasil essa aberração. Na ABRAÇO, rádio com o perfil da rádio Santa Rosa FM em Araioses não é chamada de rádio comunitária.
Por fim, todos devem se posicionar sobre o futuro da Rádio Santa Rosa FM. Não só os vereadores, mas também os dirigentes de sindicatos, associações comunitárias, igrejas, APAE, enfim, toda a sociedade civil organizada da cidade.
Um povo que bota para fora governantes que viraram as costas para ele não pode ficar inerte em algo que embora menor é de fundamental importância.
portaria radio
O documento acima, entregue a Daby Santos em julho de 2012 foi a forma que Marcio Machado achou para tentar colocar uma mordaça na boca do jornalista. Daby não se intimidou e foi colocado para fora da rádio logo após a vitória de Valéria do Manin, nas eleições de 2012, candidata que Marcio Machado queria derrotar.
O mesmo foi assinado pelos “diretores” de então: Paulo Henrique dos Santos Alves; Clauder de Jesus Furtado de Mendonça, Marcio Ribeiro Machado, João de Deus Souza Machado Filho; Orlando Ferreira da Silva, Wallace Gomes Pereira e Wanderley José de Carvalho.
Do Blog Daby Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...