Páginas

Magalu

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Taperas: tão perto e tão esquecida

Povoado localizado entre João Peres e Araioses permanece esquecido dos governos a décadas. Com sua entrada principal em pedra a menos de 2 quilômetros,saindo da via de acesso à sede,a comunidade tem importância histórica e cultural no município.Até a década de 90 foi ponto de encontro dos casais enamorados, e lugar para se encontrar um grande amor,por ocasião do tradicional Festejo de São Antônio,que se realiza todos os anos e se encerra dia 12 de junho, com a também tradicional festa dos namorados.

Nos anos 70 foi palco de secretos encontros políticos, onde autoridades ou aspirante se encontravam e debatiam o futuro do município. Chegando a ter um filho seu, Zé Furtado, eleito a prefeito na mesma década. É de Taperas também o intelectual araiosense Dr. Zequinha, que foi escritor e advogado. E quando esteve assessor do município na gestão de Vicente de Paula Moura, intermediou a colocação da piçarra na estrada da comunidade, uma das ultimas presenças governamentais no local.

Agora a comunidade que até pouco tempo atrás nem energia elétrica possuía, comemora até então a promessa de água encanada em todas as residências. Ou pelo menos é o que se diz.


A prefeita Valeria promete concluir uma obra inacabada do ex prefeito Zé Tude, que como tantas outras ações suas, começou a fazer por razões eleitoreiras e não concluiu. Trata-se de um poço já perfurado e que já devia a pelo menos uma década ter acabado com o sofrimento da lata d’água na cabeça dos moradores da carente Tapera.

À frente da obra na comunidade está o eufórico Dedé Braulino, que diz ser da comunidade e está lutando pelo local no governo.

Espera-se que a ação não seja mais uma obra como todas as outras promovidas também pelo governo de Valeria em outras comunidades, onde começam, e em alguns lugares chegam até a cavar as valas para colocar os canos, apenas para mostrar para os visitantes das comunidades em festejo, que o governo está fazendo algo, mas logo depois, mudam sem ter concluído a empreitada para outra comunidade que está em festa.

Se ocorrer como prometem: Entregar dia 12 o sistema instalado e a encanação concluída; ponto para a administração e parabéns aos moradores. Resta saber se Dede Braulino tem essa força no governo e se administração de Valeria tem essa competência. Esperar pra ver. E essa aposta eu quero perder.


Marcio Maranhao

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...