Páginas

Magalu

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

Da capital à pequena Água Doce, gestores comprometidos com a educação pagaram o reajuste dos professores no Maranhão


Luciana Trinta, prefeita de Araioses, tem sido uma triste exceção aos profissionais da educação, ao não priorizar a valorização dos professores, mesmo depois do Governo Federal ter garantido mais de 8 milhões, somente em janeiro, para ser investido na educação do município.

Segundo representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araioses – SINDSEPMA, a atual gestora entrará para a história como a prefeita que mais perseguiu os servidores em todas as áreas. Atrasos de salários, negação de direitos e confronto com professores estão entre as principais reclamações.

Na câmara, o vereador professor Arnaldo lembra, que foi nas gestões de Valéria e Cristino que aconteceram as maiores manifestações públicas em repúdio a condução das respectivas gestões, mas é com Luciana Trinta, que servidores rotineiramente pedem socorro, a população vive em um mundo encantado e colorido, que só existe na cabeça da prefeita.

É consenso entre todos os especialistas em educação e desenvolvimento, que não há como uma sociedade progredir sem evoluir no processo educacional dos seus cidadãos. Por sua vez, só existe um caminha a trilhar, para se chegar nesse objetivo, que passa necessariamente pelo tripé: motivação, formação e valorização dos professores, antes de qualquer coisa.

Não por coincidência, isso é tudo que Luciana tem feito exatamente o contrário. Custeando do próprio bolso com muito sacrifício a formação necessária para se manterem atualizados e oferecerem o melhor aos estudantes, os professores estão desmotivados e desvalorizados. Soma-se a isso, a precariedade da grande maioria das estruturas de ensino, como escolas abandonadas, reformas suspeitas, falta de merenda e transporte escolar.

Não há como explicar, quando municípios bem menores e com menos receitas, anunciam e pagam o que é de direito dos professores, enquanto Araioses, com dinheiro em caixa, a prefeita que esbanja dinheiro público em eventos, por birra, decide não pagar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...