Páginas

Magalu

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Atuação do vice-prefeito Manoel da Polo e do presidente da Câmara de Vereadores Elson do Dadá em Brasília garante inclusão de Araioses no semiárido nordestino

Por Marcio Maranhão
Imagem relacionada

A inclusão aconteceu na última quinta-feira (23), na XXII Reunião do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), realizada em Fortaleza (CE). Além de Araioses, também Timon foi comtemplado com a incorporação e a partir do próximo ano, estes municípios já poderão usufruir de subsídios como financiamentos do Fundo Constitucional do Nordeste (FNE) entre outros.

A inclusão foi amplamente debatida na Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), em uma iniciativa do Conselho Temático de Política Industrial e Desenvolvimento Tecnológico (Copin), junto a órgãos do governo federal e estadual e motivo de grande destaque por toda a mídia do estado, que festou a conquista dos dois municípios.


Screenshot_20171107-121102
No início do mês de novembro o vice-prefeito Manoel da Polo, acompanhado do presidente da Câmara de Vereadores Elson do Dadá e Dr. Sérgio Muniz, foram até Brasília conversar com deputados e senadores maranhenses para que apoiassem a inserção de Araioses na lista dos municípios do Semi-árido. Na Câmara Federal foram recebidos pelos Deputados Federais Hildo Rocha e João Marcelo Souza, no Senado também tiveram a oportunidade de conversar com os senadores João Alberto (casado com D. Teresinha Quaresma, filha de Araioses) e Edison Lobão e o ex-Presidente José Sarney. Na pauta, a inclusão de Araioses, Paulino Neves, Água Doce, Tutóia, Magalhães de Almeida e São Bernardo na área de abrangência do Semi-árido nordestino. Destes somente Araioses foi comtemplado.
Screenshot_20171107-121214

Screenshot_20171107-121148

Screenshot_20171101-155335
Sobre o projeto o Dr. Sergio Muniz escreveu em seu blog: “Pode parecer estranho para observadores desatentos, mas não passou em branco pelo autor do projeto, o atuante Deputado Federal maranhense Hildo Rocha. Ele observou que os municípios do Piauí estão inseridos no Semi-árido nordestino e como tal tem acesso à metade dos 3% (três) por cento dos fundos constitucionais destinados à SUDENE. A inclusão nessa condição implica ainda na obtenção de incentivos fiscais e financiamentos a juros módicos, o que pode fomentar a melhoria do turismo na região e a instalação de novas empresas, as quais gerarão empregos e desenvolvimento. Ora, se os municípios piauienses que margeiam o rio Parnaíba são considerados integrantes do Semi-árido e tem acesso à verba dos fundos, porquê os do Maranhão não podem se estão no mesmo bioma? Brilhante a atuação de Hildo Rocha que conseguiu a aprovação da matéria na Câmara. Agora, ela está no Senado Federal, tendo como relator o Senador João Alberto Souza. Eis a nossa missão: conquistar apoio para o projeto e conseguir que seja aprovado também no Senado. Que missão satisfatória!”.

“Consideramos uma grande vitória para o nosso estado e para estas cidades essa inclusão no semiárido. Sabemos que vários municípios maranhenses possuem essas características e agora poderão usufruir de benefícios”, destacou o presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves. Inicialmente, o pleito maranhense junto à Sudene era para a incorporação de oito cidades. “Continuaremos a atuar em parceria com a Sudene, governo estadual, federal, a fim de dinamizar projetos e ações que possam fomentar a economia do Nordeste”.

Sobre o tema falou também o vice-prefeito de Araioses Manoel da Polo: “Esperamos que com a inclusão do nosso município na lista do Semi-árido, Araioses possa colher os frutos que virão, e não somente alguns poucos acostumados com as facilidades do poder. Todo o nosso esforço, somado com a energia e juventude do presidente da Câmara Elson do Dadá, é para que Araioses se desenvolva e todos os seus cidadãos tenham dias melhores. Apesar dos dias tristes e de desesperança em que vivemos, não podemos perder a fé. Araioses tem filhos bons que mesmo não estando no poder, estão dia e noite lutando por melhorias para nossa cidade. Eu, Manoel da Polo, junto com todos os vereadores estamos nos esforçando para que os araiosenses voltem até orgulho de sua cidade”, destacou o vice-prefeito Manoel da Polo.
Screenshot_20171107-121302

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...