Páginas

Magalu

quinta-feira, 4 de maio de 2017

FIM DO FORO ESPECIAL É ANSEIO DE 70% DOS BRASILEIROS



247 - Pesquisa Datafolha revela que 70% dos eleitores brasileiros desejam o fim do chamado 'foro privilegiado', do qual gozam políticos com mandato e juízes, de modo que só podem ser julgados em instâncias superiores do Poder Judiciário. Outros 24% defendem a manutenção desse instituto e 6% não sabem qual é a melhor saída.

Os homens são mais críticos que as mulheres (75% deles e 66% delas). Quanto maior o grau de escolaridade, maior a oposição: 82% dos que têm nível superior, 74% dos que terminaram o ensino médio e 57% dos que pararam no fundamental são contra.

Discutido desde o mensalão, pelo volume de casos que impôs ao Supremo Tribunal Federal, o foro especial voltou ao debate com a Lava Jato, que já levou a mais de cem inquéritos. Hoje, deputados, senadores e ministros são julgados pelo Supremo, governadores, pelo Superior Tribunal de Justiça e prefeitos, pelos Tribunais de Justiça.

A pressão pelo fim do instituto, visto por parte da população como um instrumento para políticos escaparem da Justiça, forçou a mudança no tom entre a classe política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...