Páginas

Magalu

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Representante da ONU discute medidas contra feminicídio no MA

Vânia Pasinato se reuniu com integrantes do governo, em São Luís.
Representante apresentou 'Síntese de Diretrizes' ao GTI do Feminicídio.

Representante da ONU apresenta documento no MA (Foto: Secom)
Representante da ONU apresenta documento no
MA (Foto: Secom)
A representante da ONU (Organização das Nações Unidas) Mulheres, Vânia Pasinato, se reuniu, nesta segunda-feira (21), com representantes do governo do Estado, em São Luís, para apresentar o documento "Síntese de Diretrizes", que trata de medidas de combate ao feminicídio no mundo.

"O documento objetiva mudar o olhar do profissional sobre o crime de feminicídio e promover uma análise livre de preconceitos de gênero; modificar as práticas de linguagem e comportamentos que reproduzam a discriminação de gênero, promover o respeito pela memória das vítimas e de seus familiares e aprimorar as respostas no que diz respeito a apuração e julgamento dos casos de violência", disse Pasinato.

O Estado maranhense foi o quarto do país a receber a visita da representante. Para Pasinato, ainda é preciso trabalhar a efetividade da Lei de Feminicídio (Lei 13.104/15), sancionada em marçodeste ano, no Brasil.

"A violência contra a mulher está além da violência doméstica. [Os órgãos públicos] estão de fato todos integrados e com foco no enfrentamento da violência contra a mulher", conclui.

Grupo de trabalho

A reunião foi coordenada pelo Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI) do Feminicídio, que reúne membros do Executivo, Legislativo e Judiciário com o objetivo de investigar, processar e julgar, sob a perspectiva do gênero, as mortes violentas de mulheres.

Uma primeira reunião aconteceu na sede da Assembleia Legislativa do Estado (AL-MA), no dia 15 de dezembro. No dia seguinte, foram apresentados os encaminhamentos à Secretaria de Segurança Pública (SSP-MA), para a notificação dos casos de feminicídio no Estado.

Do G1 MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...