Páginas

Magalu

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Médicos cubanos que atuavam em Araioses deixaram município nesta sexta feira 23

Por Marcio Maranhão 
Resultado de imagem para medicos cubanosAntes da chegada dos médicos cubanos no município, araiosenses que não podiam pagar por atendimento médico na rede privada, nunca tinham tido conhecimento na prática, o que era um atendimento humanizado. Felizmente, após a experiencia com os médicos cubanos, hoje a população tem uma referência para comparar. Esperamos que os novos médicos atendam bem nossa população, levantem a cabeça para olhar para o paciente, o examinem de verdade sem medo ou asco de gente humilde. Que os médicos dos postos se disponham a visitar as famílias e que a secretaria de saúde fiscalize e exija comprometimento dos novos profissionais. De certo, que com tal crítica, não queremos generalizar nenhuma situação: Nem todo médico brasileiro atende mal, tão pouco todo médico cubano é perfeito. Nosso desejo é que as boas práticas se tornem regra e que a exemplo da grande massa dos médicos cubanos, nossos profissionais compreendam que mais do que um bom salário, o serviço que prestam é essencial à vida das pessoas e da sociedade. A forma como atendem é tão importante, quanto o atendimento em si e refletirá no retorno do paciente às unidades de saúde. 

Aos médicos que nos deixam, desejamos boa sorte e a certeza de uma profunda gratidão pelos serviços prestados e os ensinamentos compartilhados, principalmente pelo exemplo de disposição e doação à nossa população mais carente. 

Saúde em Cuba 

Em agosto de 2014, a OMS reconheceu que o nível de excelência e eficiência do sistema de saúde cubano é exemplo para todos os países do mundo. 

Mesmo com recursos limitados e o impacto causado pelas sanções ao país, Cuba conseguiu tornar universal o acesso à saúde. Parte do sucesso do país na área se deve ao fato de que cerca de 10% do seu PIB é destinado à saúde, muito acima da verba destinada em países como Estados Unidos, Alemanha, França e Espanha. 

Cuba baseia seu sistema de saúde na medicina preventiva, muito diferente do modelo curativo, que é adotado em diversos países, mesmo que seja considerado pouco eficiente e mais custoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...