Páginas

Magalu

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Viroses provocadas por moscas aumentam com as chuvas

Os insetos são vetores de muitas doenças, especialmente em crianças

Foto: Reprodução
As infecções causadas por moscas e insetos durante o período das chuvas aumentam em cerca de 40% nesse período do ano. Quem alerta é o médico Maurício Paes Landim, diretor clínico do Hospital Rio Poty. Segundo ele o que ocorrer é que na época das chuvas a presença de moscas e mosquitos aumenta bastante e como estes insetos são vetores de muitas doenças passam ser grandes inimigos da saúde, especialmente das crianças.

“As moscas são vetores de uma série de doenças, como verminoses, viroses, que podem causar infecções intestinais, infecções de vias aéreas superiores. Nessa época de chuva é preciso aumentar cuidados como cobrir os alimentos quando eles forem à mesa e no momento do preparo, lavar a mão, que é o cuidado que depende de cada um e é muito fácil, barato e simples de ser executado para que essas bactérias e vírus, principalmente as viroses intestinais que são tão comuns nas crianças não progridam e não aumentem sua prevalência”, afirma Maurício Paes Landim.

É quando a mosca pousa no alimento que ela transmite diversas bactérias, fungos e vírus, aumentando ainda mais os casos da doença. Os sintomas podem ser febre, dor no corpo, desconforto abdominal, diarréia, coriza, moleza e ardência nos olhos. Em casos de infecções virais, os sintomas são mais brandos e costumam desaparecer em cinco dias. Já as infecções causadas por bactérias são mais severas, a febre e a diarréia costumam ser mais intensas.

Os casos de viroses relacionadas as mocas, no período chuvoso, costumam ser uma das causas mais frequentes de procura das emergências. Mas o médico alerta que cuidados essenciais e básico podem evitar maiores problemas.

Além dos cuidados com a higiene, o especialista destaca ainda a necessidade de algumas medidas para combater a infecção. “O tratamento é basicamente sintomático: hidratação, alimentação mais balanceada, repouso, alguns medicamentos para diminuir dores, febres, e, em algumas situações mais raras, pode ser necessário uso de antibióticos e internação do paciente para observação e medicamentos pela veia. Nos casos mais severos é necessário procurar um centro de saúde de referência para ser atendido por um profissional”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...