Páginas

Magalu

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Pesquisa eleitoral aponta Flávio Dino em vantagem

61,2 % dos eleitores disseram aprovar o Governo Flávio Dino
Nesta quinta-feira (15), no jornal Bom Dia Maranhão, a TV Difusora (SBT) divulgou para todo o estado a pesquisa eleitoral do ano de 2018. Há oito meses do pleito, o levantamento apontou as tendências do eleitorado maranhense entre o Governador Flávio Dino (PCdoB), Roseana Sarney (MDB), Eduardo Braide (PMN), Ricardo Murad (PRP) e Roberto Rocha (PSDB). O levantamento, realizado pelo instituto DataIlha, foi registrado junto à Justiça Eleitoral sob o número MA-06345/2018 e foi realizado em 37 cidades do Estado nos dias 08 e 09 de fevereiro deste ano.

A pesquisa aponta que 61,2% dos entrevistados responderam que aprovam o governo Flávio Dino, enquanto que apenas 38,8% não aprovam a atual gestão.
Quando questionados sobre quais seriam seus votos caso os candidatos fossem apenas Flávio Dino e Roseana Sarney, 66,14% dos entrevistados optaram pelo atual governador e 33, 86% votaram na candidata do MDB.
Já na pesquisa espontânea (aquela em que não são apresentados os nomes dos candidatos), Flávio Dino também foi o favorito entre os eleitores, caso a eleição fosse realizada hoje: 40,8% dos votos foram para o atual governador. Em seguida, aparecem Roseana Sarney com 16,5%, Eduardo Braide com 1,4%, Ricardo Murad com 1%, Roberto Rocha tem 0,4% dos votos e Maura Jorge com 0,2%, sendo que 33% dos entrevistados não sabem em quem votar ou não responderam. Votos brancos e nulos correspondem a 6%.
O último levantamento divulgado pelo DataIlha em dezembro do ano passado apontava liderança de Flávio Dino com 60% das intenções de voto contra 30% da segunda colocada, Roseana Sarney.

Ao serem apresentados os nomes dos candidatos, os entrevistados foram novamente questionados sobre os seus votos, caso a eleição no estado acontecesse no momento da pergunta. O resultado foi o seguinte: 62,39% disseram votar em Flávio Dino. Outros 29,15 % em Roseana Sarney, 4,90% em Eduardo Braide, Ricardo Murad teria 1,28% das intenções de voto, enquanto Roberto Rocha 1,22% e Maura Jorge 1,05 %.
A pesquisa também perguntou aos eleitores: “Em qual ou quais candidatos você não votaria de jeito nenhum?”. Neste item, 37,3% dos eleitores responderam que não votariam em Roseana Sarney e 20,6 % disseram que não votariam em Flávio Dino. Já 8,5% não votariam em Ricardo Murad; 7,7 % disseram que não votariam de jeito nenhum em Roberto Rocha; 4,2% não votariam em Eduardo Braide e 3,1% não votariam em Maura Jorge. Não sabem ou não responderam à pesquisa 15,7%.
O instituto DataIlha também apurou informações sobre o cenário da política nacional entre os presidentes. Se as eleições para Presidente da República fossem hoje, 59,2 % dos maranhenses disseram votar em Lula (PT), 17,4% em Jair Bolsonaro (PSC), 6,2% disseram votar em Marina Silva (PSB), 3,1% em Ciro gomes (PDT), 1,4% votariam em Geraldo Alckmin (PSDB), 0,3% disseram que votariam em Manuela D’Avila (PCdoB). 4,7% não sabem ou não responderam.
Nessa pesquisa, foram ouvidos 2.137 eleitores. A margem de erro é de 3,2% para mais ou para menos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...