Páginas

Magalu

terça-feira, 25 de abril de 2017

Programa ‘Água Para Todos’ recupera sistemas sucateados há décadas no Maranhão


Uma série de obras no Maranhão vai permitir o acesso à água de qualidade em centenas de municípios. O objetivo do Governo do Estado é elevar os indicadores de saúde, bem como ampliar a irrigação agrícola. As obras incluem recuperação e ampliação de Sistemas Plenos em áreas urbanas e implantação de Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água (SSAA) nas zonas rurais e nos municípios do Plano ‘Mais IDH’, além de implantação de sistemas para irrigação da produção agrícola.

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) está recuperando e ampliando sistemas em 60 cidades onde não havia investimento por mais de três décadas. Na semana passada, o governador Flávio Dino assinou ordem de serviço que garante início imediato das obras nos municípios de Santa Rita, Barreirinhas, Miranda do Norte, Duque Bacelar, Dom Pedro e Colinas. Além das cidades autorizadas pelo governador, obras já foram iniciadas em Barra do Corda e Barão de Grajaú.

Até 2018, todos os 60 sistemas serão entregues à população, beneficiando mais 79 mil famílias, com um investimento de R$ 176 milhões. As obras incluem reforma e melhoria das estações de tratamento de água, reforma de reservatórios elevados, novas ligações hidrometradas, manutenção de poços, ampliação de rede de distribuição, etc.“São Sistemas que estão sucateados porque não recebem manutenção há mais de 30 anos, quando houve o último ciclo de investimento no setor”, diz o presidente da Caema, Davi Telles. “Além de recuperação completa, vamos garantir a ampliação das redes, levando-se em consideração o crescimento da população urbana ao longo destes anos”, completou.


Superação da pobreza extrema

O Governador Flávio Dino também determinou a universalização da oferta de água potável para os 30 municípios contemplados no Plano ‘Mais IDH’, principal estratégia para a superação da extrema pobreza no estado. Além da Caema, que investe R$ 90 milhões na implantação de abastecimento de água nesses municípios, a Secretaria de Estado de Assistência Social (Sedes) está implantando 92 sistemas que beneficiarão 25.290 famílias nas áreas rurais com os Sistemas Simplificados de Abastecimento de água (SSAAs).

O SSAA prevê a construção de 400 poços que atenderão povoados com restauração, fornecimento, montagem, instalação, operação e comissionamento, compreendendo ainda, captação, reserva, adução e distribuição de água.O governador Flávio Dino destaca que o Programa ‘Água Para Todos’ é acima de tudo uma estratégia de garantia de saúde para as famílias. “Temos indicadores alarmantes e uma série de doenças que derivam exatamente da falta de saneamento básico. Garantir água às famílias é uma das principais ações de saúde do nosso governo”.

Governo do Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...