Páginas

terça-feira, novembro 29, 2016

IFMA Araioses, quase tudo pronto para a grande inauguração

Fachada do Instituto Federal do Maranhão – Campus Araioses

Em visita ao campus Araioses há duas semanas, tive a oportunidade de conhecer os professores Pinho, diretor geral da unidade e o professor Luís, que na oportunidade acompanhavam os últimos trabalhos da equipe de obras antes da chegada dos móveis e de novos profissionais que farão a instalação dos ar-condicionados,como também nos descreveu o senhor José Benedito, chefe da obra,que nos acompanhou durante nossa visita no prédio do instituto.

Professor Luís, Birara, Diretor 
Geral Professor Pinho
Professor Pinho, em rápida entrevista ao nosso blog, nos falou da sua expectativa em começar os trabalhos no município. E como diretor geral já empossado, o professor,assim como vários outros profissionais que trabalharão no IFMA Araioses, já fixaram residência na cidade e aguardam apenas a entrega definitiva da obra para darem início às atividades do tão sonhado Instituto Federal campus Araioses.

A nova previsão de conclusão das obras e entrega à comunidade é para o próximo mês, dezembro de 2016. Informação confirmada tanto pelo diretor geral, professor Pinho, quanto pelo chefe das obras, o senhor José Benedito, conhecido como o Birabira.

Em setembro de 2015, o reitor do IFMA Roberto Brandão, em visita ao campus considerou possível a entrega da unidade em janeiro ou fevereiro 2016, o que não se concretizou. Durante minha visita ao campus, pude observar que diferente de outras previsões, considerando a falta apenas dos móveis e a instalação dos ar-condicionados,a nova data parece bem mais realista e possível. A contar pelo que vi e ouvi de um empolgado e gentil diretor, Araioses poderá em poucos dias comemorar a inauguração do empreendimento que significará para o município a mudança vidas e histórias.

Em concordância ao que disse o reitor Roberto Brandão, na ocasião de sua visita ao campus de Araioses, quando considerou a obra como um importante ganho para a região do Baixo Parnaíba Maranhense, com a geração de empregos diretos e indiretos e melhoria dos indicadores educacionais. O professor Pinho declarou: “Já estamos aqui e queremos realizar esse sonho que é de todos nós. Para isso queremos a parceria da comunidade, das escolas, dos formadores de opinião. Estamos visitando as escolas em uma itinerância divulgando que o instituto é uma realidade e contamos com a participação de todos para afirmar que agora não tem como não dar mais certo. Queremos envolver toda a sociedade, porque o instituto onde ele está presente muda realidades e transforma a sociedade, vamos profissionalizar muitos jovens aqui, iremos trabalhar com nível superior para que nossos jovens da sede ou da zona rural não tenham mais que sair para outras cidades. Eu, quanto diretor da unidade, estou vindo para morar no município e já adotei Araioses como minha cidade, esse projeto para minha vida é de extrema e vital importância, porque será aqui que encerrarei minha carreira, será com este último trabalho que irei me aposentar e irei fazer isso da melhor forma possível”, finalizou o diretor.

Segundo ainda o professor Pinho, o instituto respeitará os cinco eixos tecnológicos escolhidos pela comunidade em audiências públicas, serão verificados os cursos mais votados e a possibilidade destes cursos serem ofertados já ano que vem.

O IFMA Araioses contará com amplos espaços de convivência, corredores bem planejados, 12 agradáveis salas de aula, um grande auditório e vários laboratórios. Alem de um grande bloco exclusivo para administração e diretorias.

planta baixa de um dos blocos do instituto

Em todas as minhas observações, diante do moderno e pomposo prédio que sediará o campus Araioses, o que mais me impactou de forma positiva e surpreendente foi o exemplo que tive de quão preparados e humanos são os profissionais que trabalharão na unidade. A educação, generosidade nas palavras, gentileza no trato, espontaneidade e verdade no olhar me fizeram ter mais certeza que o maior investimento ainda é no material humano. Essas pessoas farão a diferença em qualquer lugar e a nossa juventude estará em boas mãos...

Veja mais imagens:























a esquerda professor Luís,no centro o chefe das obras, o Birabira e a direita o professor Pinho,diretor gera da unidade

Marcio Maranhão
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...