Páginas

terça-feira, novembro 22, 2016

ARAIOSES FOI APROVADO NO SELO UNICEF. TRABALHO NOSSO. PARABÉNS!!!!


Resultado de imagem para selo unicef 2013 a 2016
O Selo UNICEF Município Aprovado é uma iniciativa para melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes no Semiárido e na Amazônia Legal Brasileira, áreas que concentram o maior número de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade. 


A iniciativa vem contribuindo para que o Brasil alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) relacionados à população de até 17 anos, reduza as disparidades regionais e avance na universalização dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.

O Selo UNICEF Município Aprovado é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar. A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo UNICEF, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência. Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados, que estão relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

A metodologia combina capacitação de atores municipais, aprimoramento dos mecanismos de gestão local e mobilização social, com ampla participação comunitária, principalmente dos adolescentes.

A primeira experiência do Selo UNICEF ocorreu no Ceará, em 1999, onde foram realizadas três edições estaduais. Em 2005, o Selo foi ampliado para todo o Semiárido e, em 2009, para a Amazônia Legal Brasileira. 

Desde a criação do Selo, esta é a primeira vez que Araioses concorre e consegue ter êxito a partir das ações concretas desenvolvidas na gestão Valéria Leal. (grifo do blog da secretaria de educação) 





Em 2013, 1.745 municípios do Semiárido e da Amazônia inscreveram-se na atual edição do Selo UNICEF Município Aprovado Edição, que se encerra em 2016. 

Portanto, trata-se de ações nas áreas da assistência social, saúde e educação, trabalhadas de modo responsável por esta gestão (grifo do blog da secretaria de educação). 

Os municípios que se inscrevem no Selo são agrupados de acordo com sua realidade socioeconômica e assumem o compromisso de elaborar um diagnóstico participativo da situação de suas crianças e seus adolescentes e um Plano Municipal de Ação para enfrentar os principais problemas que afetam meninas e meninos. O UNICEF, por sua vez, promove a capacitação dos gestores e técnicos municipais, avalia e monitora os resultados obtidos. Ao final do ciclo do Selo, os municípios que conseguem melhorar as condições de vida de suas crianças e adolescentes recebem o Selo UNICEF Município Aprovado. 

Uma das melhorias consideráveis foi o aumento do IDEB de Araioses, saímos do patamar de 3.0 para 4.1 - um salto, se considerarmos a amplitude das ações desenvolvidas e o total de protagonistas que se dedicaram a esta causa. (grifo do blog da secretaria de educação). 

O Selo UNICEF Município Aprovado é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância, com o apoio da Petrobras, Fundação Telefônica, Celpa, Celtins, Cemar e Coelce. O Selo está articulado com o Pacto Nacional Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido e a Agenda Criança Amazônia, iniciativas que têm como objetivo reduzir as disparidades regionais e apoiar o Brasil no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Fonte: https://www.unicef.org/brazil/pt/where_9763.html

Em dezembro, a Prefeita Valéria estará em São Luís e depois em Brasília para receber o Selo UNICEF de Araioses.

Assim, esta gestão entregará o município com marcos históricos que independente daquilo que falem ou que venham a falar, são argumentos e evidências que servirão para no mínimo, levar politiqueiros, falsos líderes, manipuladores de plantão e afins a refletirem melhor sobre o que manifestarão publicamente.

O desafio dos anos vindouros? Manter o Selo, manter o IDEB de modo crescente, manter os Conselhos funcionando, implementar as ações do Plano Municipal de Educação e continuar avançando nas áreas da assistência social e saúde. IDEB e SELO UNICEF não são concedidos com politicagem ou manipulação. São resultantes de muito trabalho.


Parabéns aos envolvidos: Secretária Édla e equipe; Secretária Dra. Coutinho e equipe e toda a equipe da educação. Gestores e comunidades escolares, além dos coordenadores da SEMEA que foram aguerridos em cada desafio. Foco, fé e muito trabalho!

Fonte: Dicionário Araiosense
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...