Páginas

quinta-feira, julho 14, 2016

Começou o Arraia de Araioses, um dos melhores e mais tradicionais do Baixo Parnaíba

Começou nesta quinta-feira, 14 de julho e se estenderá até o dia 17, o Arraia de Araioses com uma vasta programação cultural, comidas típicas e shows musicais.

A ornamentação estava sendo preparada desde a terça-feira e a expectativa dos araiosenses crescia até então. Serão quatro dias de festa e muitas apresentações de quadrilha, bois, grupos de dança e outras manifestações culturais.



Origem das Festas Juninas 

Olha a chuvaaaa! Já passou! Quem adora as festas do mês de junho e dança a quadrilha, conhece muito bem essa expressão.

Muito conhecidas no Brasil, as Festas Juninas já fazem parte da cultura popular. Os portugueses foram os responsáveis por trazer a tradição das comemorações regadas a muita música e comidas gostosas para o Brasil.

Existem muitas explicações sobre a origem dos arraiás, mas o maior motivo de comemoração no Brasil são os santos católicos São João, Santo Antônio e São Pedro.

COMIDAS TÍPICAS 

Devido a festa ocorrer na época da colheita do milho, muitos dos pratos servidos na festa são a base de milho, como pamonha, cural, canjica, cuzcuz, bolo de milho e pipoca, mas também há espaço para arroz doce, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais.

A QUADRILHA

Simboliza uma festa de casamento com um casal vestido de noiva e noivo e as demais pessoas que dançam a quadrilha simbolizam os convidados da festa. Há também alguém vestido de padre que simula a cerimônia do casório. As músicas tocadas durante a dança da quadrilha são sempre animadas e a dança é guiada por um marcador que vai direcionando as pessoas pelo salão e solta as famosas frases: Olha a chuvaaaa! Olha a fogueiraaa! Mudando o rumo dos dançarinos e os passos da dança.

A FOGUEIRA

Uma lenda católica conta que na Europa havia o costume de acender fogueiras no começo do verão, e foi através desse costume que a mãe de São João, acendeu uma fogueira para avisar sobre o nascimento de seu filho, e hoje os devotos de São João acendem fogueiras no dia de seu nascimento, 23 de junho, em sua homenagem.

OS SANTOS

Santo Antônio: Dia 13 de Junho é Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro, porém, alguns rituais realizados pelos devotos do santo, em sua maioria mulheres que querem arrumar um namorado ou marido, são feitos na véspera, no dia 12 de junho, que acabou se tornando o Dia dos Namorados. A prática de colocar o santo de cabeça para baixo é muito comum, é uma espécie de chantagem com o santo para se conseguir o que deseja.

São João: Muito querido por todos, São João ficou famoso nas festas juninas por causa das adivinhações feitas nas festas. O santo é homenageado com fogos de artifício, tiros e balões coloridos, além da fogueira à porta de cada casa para lembrar a fogueira que Santa Isabel acendeu para avisar Nossa Senhora do nascimento do seu filho.

São Pedro: Festejado no dia 29 de junho, o Dia de São Pedro é comemorado com grandes procissões em várias cidades do Brasil, com fogos e o pau-de-sebo como principais atrações da festa.


Marcio Maranhão
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...