Páginas

Magalu

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Prefeitura de Araioses presta esclarecimentos sobre matéria do blog, mas comete os mesmos erros dos tempos da ditadura

Era preciso tanta ironia e verborragia para dar uma explicação a simples cidadãos da Manga e Américo?Será que os pais daquelas crianças que se equilibravam em carnaúbas ou aquelas que empurravam aquela Toyota entenderão alguma coisa?

Não é contra minha pessoa e nem pra mim, que a prefeitura deve esclarecimentos, dito isso, reafirmo a minha total disposição em sempre publicar as razões e contra razões do município, como tenho feito sempre que encaminhadas ao blog. E até quando não; o faço por entender que esses esclarecimentos são importantes e fortalecem a transparência das instituições e a democracia como todo. Mas aviso aos sábios e entendidos da prefeitura, que não sou obrigado quando se trata de fato público e notório, que só a prefeitura finge não ver.

Ou será que há outra explicação para estas imagens se não, o descaso e irresponsabilidade da administração. Eu precisaria de autorização da prefeitura para publicar estes fatos?E qual explicação convenceria estas crianças que a culpa não é da prefeitura?Senhores, todos os problemas deste município nós já conhecemos, Valéria não foi eleita para nos falar de problemas, queremos apenas as soluções que nos prometeram e nada mais.
E quando se trata de denúncia de flagrantes tão nocivos e com certeza criminoso, e/ou que agride a sociedade diretamente, onde cabe à autoridade competente o conhecimento e a verificação dos indícios apontados pela imprensa e transformá-la em prova, quando não o forem ainda. Não é o caso das imagens flagradas.

Mas eu, por apreço aos muitos amigos que hoje fazem parte do governo, sempre publico, mas quero deixar claro que o tom do diálogo não é esse. Tenham mais respeito, pois não sou garoto de recado de vocês. Faço e sempre farei a publicação dos senhores por um principio ético e moral meu, mas os senhores sabem que em outra situação, deveriam para toda matéria buscar o poder judiciário e pedir o direito de resposta e até retirar a matéria do ar, como já o fizeram antes. Impedindo que os araiosenses conheçam a realidade dos munícipes alem sede.

Por isso senhores (as), reafirmo que os fatos não foram criados por mim. E que o dever de solucionar os problemas não é nosso. Ir a público informar à população o que está acontecendo é obrigação exclusiva dos senhores. Digo também, que ninguém está afirmando que os problemas foram os senhores que criaram, mas os senhores foram eleitos prometendo solucioná-los, e o que fazemos é nada mais do que cobrar as promessas. 

Por fim, estou à disposição de todos os secretários para seus esclarecimentos que devem ser dirigidos aos araiosenses que estão sofrendo. E vamos melhorar o tom, uma administração que trata a imprensa dessa forma, fico imaginando quão pior não é o tratamento aos demais cidadãos.


RESPOSTA DE VALÉRIA À MATÉRIA DO BLOG “DUAS IMAGENS E NENHUM SEGREDO”


Prezado Sr. Marcio Maranhão, 

Fazendo uso do que preceitua a Lei, solicito que esta resposta à notícia veiculada em seu blog no dia 08/10 seja tratada com o devido destaque. 

Vamos aos fatos: sobre a notícia veiculada com o título: “Duas imagens e nenhum segredo”, seguem alguns conteúdos que sugiro, sejam transcritos na íntegra. 

1 – Não existem realmente segredos nas imagens, elas são evidências de um momento, uma circunstância ou quem sabe, uma condição instalada para atender aos mais diversos interesses. Como o tema se prendeu à educação, vamos nos ater ao foco. Gostaria que o Sr. como homem da notícia, cônscio do seu papel na sociedade, antes de passar informações com conteúdos como esse, verificasse o IDEB de Araioses antes e depois que assumi a Administração deste município e escrevesse os fatos acompanhados de dados ou ainda, procurasse ouvir a outra parte da notícia. Afinal, um verdadeiro baluarte do jornalismo como imagino que seja o Sr. estando à frente de um blog que tenho certeza, preza pela verdade, assim deverá agir e não apenas por presteza ou gentileza, mas sim, por ética e cuidado com o trato da notícia a ser veiculada; 

2 – Em Araioses, ao contrário de outros governos, temos creches em funcionamento (não havia antes), temos merenda escolar todos os dias nas escolas (antes a merenda não durava mais que 10 dias); temos fardamento escolar gratuito (o que não acontecia antes);temos ônibus escolares cobrindo todas as rotas do ensino fundamental (antes os ônibus amarelinhos passavam mais tempo na garagem com defeito que rodando) e também cobrimos as rotas do ensino médio (o que pela LDB é responsabilidade do Governo Estadual); temos livros entregues gratuitamente para o ensino infantil desde o meu primeiro ano de governo (o que também não ocorria antes); aumentamos em 40% o número de escolas com computadores em funcionamento (recebemos o município com os computadores e impressoras sucateados, bem como as instalações elétricas e hidráulicas das unidades escolares em estado crítico); temos lanchas escolares com o transporte das ilhas para a sede e demais locais em que as rotas se façam necessárias (novamente, cobrindo as rotas do ensino fundamental e médio); temos um plano municipal de educação aprovado e em pleno funcionamento; temos um Conselho Municipal de Educação que foi eleito democraticamente, não apenas indicações de conchavo; temos uma matriz curricular aprovada, algo que antes não existia; temos a estrutura municipal de educação totalmente desenhada com o compromisso de aumentar a eficiência e os resultados educacionais; temos tido o cuidado de a cada encerramento de ano letivo a Secretária Municipal de Educação apresentar para a Câmara de Vereadores durante a plenária os resultados da educação de Araioses e os desafios existentes, bem como enviar relatório geral para a mesma Câmara de Vereadores, Promotoria e Juizado. Temos muito mais, Sr.Márcio Maranhão, bastaria apenas querer ver o que muitas vezes olhos turvos pelas paixões políticas não conseguem ou não querem ver. Temos, inclusive, ônibus que levam estudantes daqui de Araioses para Parnaíba, algo que governos anteriores não tiveram o cuidado de perceber esta necessidade emergencial e dificuldade reinante em Araioses na formação de futuros profissionais que retornem para esta terra e honrem a titulação recebida; 

3 – Sobre mais precisamente o seu texto, temos ônibus escolar circulando na rota entre os povoados Américo e Curva (o que não impede de que os mesmos tenham problemas durante o deslocamento). Sobre as demandas que surgem durante o percurso, é surpreendente que uma foto seja o resumo de todo um trabalho. Ao assumir este Prefeitura, estávamos com quase a totalidade da frota dos ônibus amarelinhos parados por falta de peças, o que não acontece nos dias atuais. Tire um tempo e visite a garagem dos ônibus, converse com os motoristas e profissionais desta área e tenha uma percepção verdadeira dos cuidados para que esta frota não deixe os alunos do município, do estado e os que se deslocam para Parnaíba sem a cobertura do transporte escolar; e 

4 – Por fim, sobre o povoado Manga, trata-se de uma localidade intercalada por trechos de terra, água e mangue. Temos sim uma ponte (caso você precise, enviaremos fotos já que conforme verifiquei, não houve o interesse em fotografar a ponte existente no povoado e que foi erguida neste governo). No entanto, temos algumas áreas que quando a maré baixa, ficam em condições que inviabilizam até mesmo lancha de atracar próximo aos diversos pontos do povoado – do mesmo modo que não temos como dotar todas as rotas desta localidade com pontes – em alguns casos, os moradores precisam realmente andar até os pontos adequados para passagens e por vezes, os próprios moradores pegam rotas alternativas, como formas de encurtar o caminho. Portanto, Sr. Márcio Maranhão, não se trata de descaso, são condições logísticas para as quais temos limitações, algo que temos buscado minimizar, o que em governos anteriores sequer foi tentado. . . 

No mais, tenho absoluta certeza de que o Sr. haverá de requisitar esclarecimentos nas próximas oportunidades. Estou também plenamente convencida de que o que o Sr. tem divulgado é a transcrição ou no mínimo, a informação repassada por agentes locais de oposição, que fazem o que lhes compete, cabendo ao Sr. fazer a devida triagem e checar a veracidade da informação. Apenas para constar, é prudente ter os devidos cuidados com o que se divulga como verdade porque aqui em Araioses já chegaram ao cúmulo de sentar alunos no chão, fotografar e informar que aqueles alunos estavam sentados no chão por não haver carteiras na escola; 

Com o respeito que tenho pelos profissionais de comunicação, reforço que continuaremos avançando na busca por fazer um governo cada vez melhor e com o devido respeito às críticas, mas sem aceitar informações cujos conteúdos estão bem longe da verdade e dos fatos que realmente permeiam a realidade de Araioses. Recebemos um município entre os piores IDH do Maranhão e temos trabalhado com foco nos indicadores que traçamos para tirar Araioses desta condição. 

Sabemos que os que se consideram donos da verdade não gostam de ter respostas ao que postam e que em muitos casos, responder é aumentar exponencialmente o tamanho do problema. Dizem os mais experientes que não se bate de frente com detentores de meios de comunicação. Não temos esta intenção e compreendemos que neste momento estamos abrindo espaço para os devidos ajustes e alinhamentos necessários à nossa busca por melhorias e à sua busca por noticiar o que o leitor precisa saber, mas sem se furtar a informar o cenário completo, com todas as suas variáveis. E como não existe uma única verdade, precisamos ser ouvidos e não apenas citados. Agradecemos a publicação desta resposta em vosso blog, com o devido destaque e desde já nos colocamos à disposição para outros contatos e especialmente, para que possamos ser consultados em momentos futuros. 

Gabinete da Prefeita Valéria Leal 

Prefeita de Araioses (MA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...