Páginas

Magalu

sábado, 3 de maio de 2014

Tempestade de raios assusta moradores de Araioses na noite de sexta feira

O que pareceu ser mais uma chuva comum nesse período em Araioses, causou pânico e deixou muita gente assustada com a violência e intensidade dos raios, que pareciam cair em todas as direções e bem próximo de qualquer lugar onde se estivesse.

Segundo alguns moradores mais velhos, algo nem parecido nunca havia acontecido por essas bandas. Sempre quando chovia os relâmpagos sempre eram de menor intensidade.

Um raio, relâmpago ou corisco é talvez a mais violenta manifestação da natureza. Numa fração de segundo, um raio pode produzir uma carga de energia cujos parâmetros chegam a atingir valores tão altos quanto:

Imagem da internet meramente ilustrativa
  • 125 milhões de volts
  • 200 mil ampères
  • 25 mil graus Celsius 

Embora não haja estatísticas disponíveis para o Brasil, centenas de pessoas a cada ano são atingidas por raios. Muitas morrem, outras sofrem traumatismos e queimaduras. A maioria das vítimas são atingidas ao ar livre, embaixo de árvores ou na água. No Brasil, há inúmeros relatos de vítimas de raios, atingidas enquanto jogavam futebol ou estavam na praia durante uma tempestade de verão.

Medidas de segurança

Como nem sempre se pode contar com a proteção de uma pára-raios é conveniente saber que, durante uma tempestade:

1 - É extremamente perigoso ficar em espaços abertos, praias, botes, topo de elevações e embaixo de árvores;

2 - É também perigoso estar próximo a torres e redes de alta tensão, cercas metálicas, varais de roupas, num carro com a porta ou a janela aberta, sobre um cavalo ou um trator, dentro de casa frente a uma janela aberta;

3 - O refúgio mais seguro é uma construção sólida protegida com pára-raios, grandes prédios sem pára-raios, automóveis com janelas fechadas, cavernas, um grupo de árvores (bosque);

Dentro de casa: afaste-se de objetos metálicos, janelas, portas abertas; não fale ao telefone, não tome banho, desligue aparelhos elétricos das tomadas;

Em muitas ocasiões, durante uma tempestade, uma pessoa pode sentir que vai ser atingida por um raio, porque a pele começa a formigar e os pelos do corpo se eriçam. Se isto acontecer, não deite no chão, apenas se agache, assumindo a posição de segurança. Se houver um grupo de pessoas, elas devem se espalhar rapidamente.


Com informações do Portal da Prefeitura de Maricá
Edição Marcio Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...