Páginas

segunda-feira, julho 15, 2013

Luis Fernando e Gastão são os preferidos, mas ainda não foram os escolhidos

Engana-se quem pensa que o grupo Sarney já bateu martelo quanto aos nomes escolhidos para disputar a eleição majoritária em 2014. Como política é igual nuvem, tudo pode mudar até o próximo ano.

O pendor da oligarquia realmente está voltado para o secretário de Infraestutura (Governo) e o ministro do Turismo (Senado) – estão com a cotação em alta – e a dupla certamente fariam parte da linha de frente do clã para continuarem com a política de perpetuação da família Sarney no poder.

O cenário político, portanto, hoje favorece os dois.

Por outro lado, em que pese novas articulações ou acordos no futuro, o espectro – ora praticamente definido – pode alterar-se assim como o humor de Roseana.

Sabe-se que a vaga de Senador é um dos trunfos do senador José Sarney e da governadora Roseana Sarney para atrair partidos que não integram a base de apoio do grupo. É com essa carta na manga que o Palácio dos Leões investe fortemente no PSB e PSDB.

O jornal O Estado do Maranhão, retrato panfletário do que vislumbra a oligarquia, desnuda essa possibilidade na edição deste domingo, dando a entender que tanto João Castelo quanto Roberto Rocha podem ser senadores, se assim quiserem, com o aparato da famiglia. Só falta combinar com os dois!

De mais a mais, caso Roseana decida sair candidata ao Senado, dificilmente Luís Fernando se arriscará disputar uma eleição, considerando que o peso da máquina é fundamental a sua candidatura.

Com Washington Luís, Arnaldo Melo ou quem quer seja no comando do estado, LF não teria o esteio necessário que precisaria para vencer Flávio Dino, líder das pesquisas e o qual encarna para si o sentimento de mudança no estado. Só com o gogó as chances de Luís sobressair-se sobre o comunista são reduzidas.

Aí a alternativa seria recorrer ao plano B, o ministro Edison Lobão. Leva-se em conta ainda o fato de os postulantes que representam a continuidade do modelo sarneysista de governar ainda não terem decolado nas pesquisas. Sinal amarelo no clã.

Sendo assim, Luís Fernando e Gastão Vieira, considerando o tempo e os movimentos políticos que ainda devem ocorrer, continuam sendo candidatos de proveta.

Marcio Maranhão|Fonte John Cutrim
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...