Páginas

Magalu

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Povoado Placas em Araioses recebe o Expresso Cidadão

Os moradores do povoado Placas, localizado a 25 Km da Sede do município de Araioses, acordaram no último sábado, 05, com o ônibus do Expresso Cidadão estacionado no prédio da Casa Familiar Rural. A comunidade teve a oportunidade de tirar a documentação pendente e orientação sobre os direitos trabalhistas. As atividades fazem parte do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural que é realizado desde 2004, pelo Governo Federal e já atendeu a milhares de trabalhadoras no interior do Brasil. O projeto prevê a facilitação do acesso a documentos como a Carteira de Trabalho, CPF, Inscrição no INSS; além da orientação, às trabalhadoras rurais, sobre a forma que devem proceder para garantir a futura aposentadoria, e os benefícios previstos pela lei aos trabalhadores da Zona Rural. 

Para a Coordenadora do INCRA , Teresinha de Jesus Santos Veras, os serviços são voltados em 70% para as mulheres por terem constatado que são elas que tem maiores dificuldades para obter a documentação e procurar pelos seus direitos. Ela assegura que apesar das atividades terem iniciado com um pouco de atraso, ficando nas localidades apenas um único dia, há uma grande procura e todos os munícipes que os procuram são atendidos. Para ela o apoio das prefeituras é fundamental para o sucesso do projeto. 

Em Araioses, a prefeitura Municipal, além de disponibilizar o local, destinou uma grande equipe de apoio, lanche para as pessoas atendidas, e refeição para os envolvidos no projeto. A Secretaria de Assistência Social, também aproveitou a ocasião para cadastras as famílias no programa e regularizar a situação de quem tinha problemas com a documentação do Bolsa Família, orientando quem ainda tinha dúvidas sobre o benefício. 

A Secretária de Educação, Salete, destacou que a Prefeitura, desde que recebeu o convite, há 15 dias, para sediar o projeto, prontamente disponibilizou uma equipe para dar todas as condições para que a comunidade fosse atendida com toda a presteza e comodidade. 

O primeiro município visitado foi Mata Roma. Depois de Araioses o ônibus do Expresso Cidadão segue pelo interior do Estado, atendendo os maranhenses até o dia 11 deste mês.

Fonte: TV Difusora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...